NotíciasRio Grande do Sul

Sobram vagas para formação de jovens aprendizes em Caxias do Sul

Centro Administrativo recebe Feira de Oportunidades da Aprendizagem Profissional

Instituições formadoras apresentaram programas para empresários de Caxias do Sul

O auditório e o saguão do segundo andar da prefeitura receberam a Feira de Oportunidades da Aprendizagem Profissional nesta terça-feira (24/04), Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Empresários e profissionais de Recursos Humanos tiveram a oportunidade de esclarecer pontos sobre a inserção dos jovens no mercado do trabalho.

O evento foi realizado pela Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), como uma das ações do Fórum da Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha, colegiado liderado pelo Ministério do Trabalho.

“Necessitamos dessa aproximação de empresas e instituições, no sentido de valorizar a aprendizagem profissional e visar ao efetivo cumprimento da lei de aprendizagem”, explica o titular da Coordenadoria, Lucas Guarnieri.

Oito instituições formadoras de jovens aprendizes apresentaram seus cursos e programas. Na sequência da feira, uma audiência pública para esclarecer a lei federal e o Plano Nacional da Aprendizagem Profissional foi ministrada pela auditora fiscal do Trabalho e coordenadora da aprendizagem e erradicação do trabalho infantil do Ministério do Trabalho no Rio Grande do Sul, Denise Brambilla Gonzales.

Conforme Denise, o total de cotas de aprendizagem em Caxias do Sul é de aproximadamente quatro mil vagas, mas apenas 2,8 mil estão preenchidas. Ela ressalta que ações como a Feira são importantes para divulgação desse espaço do mercado de trabalho. “Eventos assim mobilizam empregador, entidades formadoras e sociedade em geral. A aprendizagem profissional é essencial tanto para o jovem, que vai entrar no mercado já qualificado, como para a empresa, que vai ter sua mão de obra especializada”, disse.

Botão Voltar ao topo