NotíciasRio Grande do Sul

Agricultores do Ponto de Safra doam 1,3 tonelada ao Banco de Alimentos

Feira passará a fornecer produtos todas as sextas-feiras

A feira Ponto de Safra, promovida pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), passou a fornecer doações ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul. A solidariedade dos agricultores resultou em 1,3 tonelada de alimentos arrecadados, que serão destinados às mais de 100 entidades sociais atendidas pelo Banco.

Cristina Fabian Gregoletto, gerente do Banco de Alimentos, conta que as doações superaram as expectativas. “Não esperávamos receber tantos alimentos, ficamos extremamente felizes com o resultado. Receber hortifrutigranjeiros é muito importante para que possamos fornecer um cardápio mais adequado para as entidades”, disse. Ela ainda conta que a quantidade de alimentos arrecadados foi tão grande que foi necessário adquirir mais caixas para o transporte. “Queremos agradecer profundamente pela colaboração de todos os agricultores do Ponto de Safra, que nos receberam de braços abertos e com muita vontade de ajudar”, agradeceu.

O roteiro de arrecadação do Banco foi acompanhado por uma equipe da Smapa e passou pelas três feiras do Ponto de Safra: nas ruas Treze de Maio e Moreira César e na praça Dante Alighieri. A partir de agora, a doação se tornará um programa fixo do Banco de Alimentos, que fará a coleta todas as semanas.

“A iniciativa de doar alimentos foi dos próprios produtores, que acreditaram poder colaborar com o programa. Ficamos muito satisfeitos com a receptividade de todos os agricultores, que mostraram que juntos podemos somar uma quantidade significativa de alimentos, como foi nesta edição”, declarou Ramon Sirtoli, diretor executivo da Smapa.
Ademir Vicenzi foi um dos produtores que colaborou e que pretende continuar doando todas as semanas. “Tem tanta gente precisando de ajuda e não custa nada para nós agricultores doarmos, nem que seja uma caixa de frutas. Acredito que toda a ajuda que você dá aos outros, volta para você. Tenho certeza de que todos os produtores do Ponto de Safra vão receber muito bem o Banco de Alimentos e fazer doações todas as semanas”, declarou Ademir, que produz uva, maçã, tomate e pera, entre outros produtos, no distrito de Ana Rech, interior de Caxias do Sul.

Tânia Schwands é produtora de Santa Lúcia do Piaí e comercializa no Ponto de Safra há mais de 20 anos. “Até hoje eu nunca tinha feito doações para instituições ou programas e acredito que agora vai ser ainda melhor, porque sabemos que os alimentos vão ser direcionados para quem precisa de verdade”, declarou.

Feira Ponto de Safra
O Ponto de Safra é uma modalidade diferente de feira, na qual os hortifrutigranjeiros são comercializados em porções pré-definidas, ao preço fixo de R$ 2 cada sacola. A Feira ocorre todas as sextas-feiras e tem como objetivo levar alimento de qualidade e com baixo custo para a mesa do consumidor. Também fomenta a produção local, sendo que quase todas as associações de produtores participantes são de Caxias do Sul.

Informações da Smapa/PMCS

Botão Voltar ao topo