NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo: aberta ao público terceira etapa do projeto Passeios Contemporâneos

Foi com uma Pinacoteca Municipal cheia e participativa que aconteceu a abertura da terceira etapa do projeto Passeios Contemporâneos no Espaço Cultural Albano Hartz. Na noite da última segunda-feira, dia 23, artistas, estudantes e simpatizantes com a arte da região estiveram presentes no evento. Além disso, o encontro contou com a participação das professoras e artistas visuais Rosana Krug e Alexandra Eckert, que ocupam o espaço apresentando seus trabalhos até o dia 14 de maio.

Para o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, a realização de mais uma etapa apresenta a importância de projetos como este. “Hoje temos este espaço cheio de artistas e estudantes que buscam uma carreira artística. O nosso desafio, quanto desenvolver políticas públicas, é fazer com que o debate seja ainda maior para dizer que a cidade tem o desejo de ser o que já foi como potencial artístico e cultural. As etapas do Passeios Contemporâneos apresenta a força e qualidade da arte no nosso município e Região”, declarou durante a abertura.

Alexandra e Rosana trazem ao público obras que pertencem a séries já desenvolvidas em outros projetos, além de uma instalação inédita. “Apresento aqui um trabalho que faz parte da série Histórias Pequenas, que existe desde 2007. Esses pequenos travesseiros me trazem memórias de afetividade com minha mãe, tias e família. O coração, impresso neles, representa o lado mais afetivo do ser humano”, explica Alexandra. Sua obra conta com 17 travesseiros que, através da técnica de serigrafia, estampam figuras de corações. Já Rosana apresenta trabalhos de duas séries diferentes, um utilizando de macrofotografias e outro combinando a costura e a pintura como instalação. “Desde 2010 que venho fotografando as peles do corpo humano, formando a série Poros e Pixels. Já Outras Peles é um trabalho inédito, criado recentemente e que também faz relação a pele e a carne”, comenta. O Espaço Cultural Albano Hartz funciona de segundas a sextas-feiras das 9 às 18 horas e aos sábados das 9 às 13 horas, com entrada gratuita para toda a comunidade.

O PROJETO

Passeios Contemporâneos pretende estimular a arte contemporânea que é produzida e realizada no município e na região. A partir disso, seis artistas apresentam seus trabalhos para os visitantes do Espaço Cultural Albano Hartz. Na etapa final, Alexandra Eckert e Rosana Krug levam seus trabalhos ao público entre os dias 23 de abril e 14 de maio.
Entre os dias 5 e 24 de fevereiro, Rafael Jung e Sãndro Bellorini, ocuparam o espaço na primeira etapa do projeto. Já a segunda fase, de 5 a 24 de março, teve a participação dos artistas Aline Daka e Anderson Zang.

Botão Voltar ao topo