NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de Caxias do Sul promove atividade sobre abertura de empresas

Sebrae e Corpo de Bombeiros palestraram para dezenas de pessoas na manhã desta terça-feira

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), em parceria com o Sebrae e com o 5° Comando Regional de Bombeiros (5° CRB), promoveu na manhã desta terça-feira (24/04) palestras gratuitas para microempreendedores individuais (MEIs). As atividades ocorreram no auditório do Centro Administrativo Municipal.

A primeira palestra foi da assistente técnica do Sebrae, Gabriela Matias Galin, que apresentou ao público o funcionamento da Sala do Empreendedor, inaugurada em março na prefeitura. Ela também esclareceu dúvidas referentes aos processos necessários para se tornar um MEI, além de explicar o apoio ofertado pelo Sebrae.

Já o tenente-coronel Ederson de Albuquerque Cunha e o 3° sargento Marcos da Silva Almeida, do setor de análises do 5° CRB, apresentaram de forma detalhada o passo a passo para o processo de encaminhamento de solicitações para a liberação diante do Corpo de Bombeiros. “Estamos fazendo uma força-tarefa para processar e agilizar a liberação dos documentos, que geralmente demandam um prazo longo. A unidade de Caxias é a mais efetiva nessa questão. Processos que têm períodos de 90 dias para serem liberados estão sendo concluídos em 10 dias”, adiantou o coronel Cunha.

Alessandra Machado Streb, design gráfica, foi umas das dezenas de pessoas que acompanhou as explicações. Ela é empreendedora há dois anos e mesmo assim procurou se atualizar. “Sempre que posso acompanho palestras como essas, pois a cada hora alguma coisa muda ou temas que eu tenho dúvida são abordados. Esse é um bom momento para adquirir conhecimento e poder de alguma forma melhorar nosso negócio”, explicou. Alessandra comenta que ainda não conhecia ainda a Sala do Empreendedor, mas que vai passar a frequentar o local.

“A desburocratização de processos de abertura de empresas também passa pela disponibilização do maior número de informações aos empreendedores, que é o que estamos construindo com este ciclo de palestras. O prefeito Daniel Guerra tem colocado que quem quer empreender e gerar empregos precisa ter seu caminho facilitado, e este é o propósito principal da Sala do Empreendedor”, explica Emílio Andreazza, titular da Sdete.

Sala do Empreendedor

Desburocratizar serviços e facilitar a vida dos empresários. Esses são os principais objetivos da Sala do Empreendedor, inaugurada pela Prefeitura de Caxias do Sul, em 27 de março. A Sala oferece orientações de simplificação dos processos de abertura, baixa e funcionamento das empresas da cidade. O espaço fica no terceiro andar do Centro Administrativo. Para os microempreendedores, também será possível fazer a formalização de negócios. A Sala do Empreendedor conta, ainda, com atendimento técnico todas as quartas-feiras, das 10h às 16h, com agendamento pelo telefone (54) 3218.6000, ramais 6451 e 6462. Semma, SMU e Vigilância Sanitária ficam à disposição.

Informações da Sdete/PMCS

Botão Voltar ao topo