Geral

Setor ferroviário movimenta 122,4 milhões de toneladas no primeiro trimestre

As 12 concessionárias de ferrovias do País movimentaram juntas 122,4 milhões de toneladas úteis nos primeiros três meses de 2018. De acordo com os dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o montante transportado ainda é 5,05% superior ao mesmo trimestre de 2016, como 116,5 milhões de toneladas. Em janeiro, o setor registrou alta de 4,24%, seguida de uma queda de 6,11% em fevereiro e outra de 0,95% em março, na comparação com os mesmos meses de 2017.

Os quatros trechos operados pela Rumo ALL – Malha Norte, Malha Oeste, Malha Paulista e Malha Sul – apresentaram crescimento no período de janeiro a março de 2018. A Malha Paulista registrou o maior acréscimo, de quase 26%. A ferrovia é responsável pelo escoamento da produção agrícola dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo pelo Porto Santos. Já a Malha Norte, que atende o Porto Esperança (Rio Paraguai), em Corumbá (MS), até Mairinque (SP), registrou alta de 22,3%.

A Estrada de Ferro Carajás (EFC), operada pela Companhia Vale do Rio Doce entre os estados do Pará e Maranhão, também teve saldo positivo de 11,2% no período comparado. O trecho é responsável pelo transporte, principalmente de minério de ferro, que segue para exportação via Porto de Itaqui (MA).

Botão Voltar ao topo