Gastronomia

Receitas Kurotel que valorizam o consumo orgânico

Em sua época de colheita, alguns alimentos tornam-se mais acessíveis, frescos e de melhor qualidade. Cada mês traz uma nova safra de ingredientes que fazem bem a saúde e podem ser adicionados à alimentação. Pensando em uma alimentação saudável, rica em nutrientes e com frutas, legumes e verduras, a equipe de nutrição do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado elaborou algumas receitas rápidas e fáceis para incluir esses elementos durante todo o período. “É importante lembrar que a possibilidade de alimentos serem livres de aditivos químicos quando estão dentro da safra é maior e que o consumo orgânico é sempre a melhor opção para a saúde”, revela Mariellen Emidio Figueroa, nutricionista do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa, em Gramado (RS).

Alho-poró: É fonte de vitaminas A, B6, C, K, ácido fólico, ferro, magnésio e manganês. É vaso dilatador, portanto é muito indicado para controlar a pressão arterial, tem ação diurética e seu consumo é eficaz para conter doenças cardíacas, derrames, evolução de quadros negativos do diabetes, má digestão, gripes e resfriados. Auxilia na digestão e provoca sensação de saciedade por ser rico em fibras.

Peixe com alho-poró crocante e purê de banana (sem glúten e sem lactose)

Ingredientes:
4 filés de peixe 120g cada
1 xícara de alho-poró cortado em rodelas
1 colher (chá) de óleo vegetal
1 colher (café) de sal marinho
Suco de limão

Modo de preparo: Tempere o peixe com sal e suco de limão. Reserve. Corte o alho-poró em rodelas, coloque em uma assadeira e deixe desidratar de 15 a 20 minutos a 120 graus. Unte uma frigideira com óleo e leve o peixe para grelhar. Cubra com o alho-poró crocante e sirva em seguida.

Para o purê de banana:
6 bananas-maçãs
½ xícara (chá) de leite de coco
½ xícara (chá) de caldo de peixe caseiro
1 colher (café) de sal

Modo de preparo: Descasque a banana, coloque numa panela, junte o leite de coco, o caldo de peixe e o sal e leve para cozinhar. Passe por uma peneira fina. Se ficar com pouca consistência, retorne ao fogo e engrosse levemente com maisena. Deve ficar na consistência de purê.

Rendimento 4 porções
Calorias da porção: 150

Panqueca de Banana com Palmito

Ingredientes:
Para a massa:
1 ovo caipira
1 pitada de sal marinho
50 ml de água filtrada
50 ml de amido de milho
50 ml de farinha de arroz integral

Para o recheio:
200g (1 xícara) de banana crua picada
200g (1 xícara) de palmito em conserva picado
½ cebola branca picada
1 pitada de noz moscada
Tempero verde a gosto
1 colher de café de óleo vegetal
2 colheres de sopa de creme de soja

Modo de preparo: Para a massa, bater todos os ingredientes no liquidificador. Untar uma frigideira antiaderente e fazer discos de panqueca, grelhando em ambos os lados. Para o recheio, aquecer o óleo e colocar a cebola para dourar. Colocar a banana, o palmito e deixar refogar por 2 minutos. Em seguida, colocar o creme de soja e os temperos restantes. Rechear as massas de panqueca com recheio descrito e sirva em seguida com um acompanhamento que preferência. Servir em seguida.

Rendimento: 7 unidades de panqueca
Calorias por porção: 95kcal

Cenoura: O principal nutriente da cenoura é o beta-caroteno, uma substância, que durante a digestão, se transforma em vitamina A, muito importante para a visão, pele e mucosas. Com apenas 100g deste alimento as necessidades diárias de Vitamina A podem ser totalmente supridas. Rica também em sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, e vitaminas do complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.

Bolo de Cenoura com Beterraba (sem glúten e sem lactose)

Ingredientes:
200 g de creme de soja (ou 1 xícara de óleo de coco)
1 xícara de adoçante culinário (ou 1 xícara de açúcar mascavo)
3 ovos orgânicos batidos
75 g de farinha de arroz
75 g de amido de milho
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
100g de cenoura ralada
100g de beterraba ralada

Cobertura (se desejar):
100g de iogurte de soja
2 col de sopa de mel

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180°, unte a forma com creme de soja. Bata o creme de soja com o adoçante até virar uma mistura fofa, acrescente o ovo e misture bem. Peneire a farinha, o fermento e a canela sobre a massa. Em seguida misture a beterraba e a cenoura. Distribua na forma e asse de 5 a 10 minutos.

Rendimento: 1 unidade com 16 fatias
Calorias por porção: 57 kcal (com creme de soja) / 102 kcal com óleo de coco

Sopa de cenoura ao curry e gengibre

Ingredientes:
4 cenouras médias cortadas em cubos
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (chá) de curry
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
1 xícara (chá) de cebola picada
1 xícara (chá) de talos de salsão picado
1 xícara (chá) de alho poro em rodelas
1 xícara (chá) de vinho branco
3 xícaras (chá) de caldo de frango caseiro
1 colher (café) de sal
Pimenta do reino moída a gosto

Modo de preparo: Coloque numa panela o óleo e leve para aquecer. Acrescente a cebola o salsão e o alho poro, o curry e deixe no fogo até os ingredientes ficarem murchos. Acrescente o vinho e deixe ferver até que o liquido reduza pela metade. Junte a cenoura, o gengibre e o caldo de frango. Deixe ferver até que a cenoura esteja cozida. Coloque no liquidificador e liquidifique bem até formar um creme. Retorne ao fogo para aquecer. Acrescente o sal e a pimenta.

Rendimento: 6 porções
Calorias da porção: 94

Botão Voltar ao topo