NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de Novo Hamburgo apresenta cronograma das obras de revitalização

O cronograma das obras de  que faz parte do Programa Procidades, linha de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) destinada a financiar obras de infraestrutura urbana, foi apresentado pela prefeita Fátima Daudt à imprensa e às entidades representativas do comércio, na manhã desta quarta-feira, dia 9. A primeira fase tem previsão de início na próxima segunda-feira, dia 14, no trecho da Avenida Nações Unidas, entre as ruas Cinco de Abril e Joaquim Nabuco. Serão três pontos de intervenções nas esquinas com a Joaquim Nabuco, Lima e Silva e Cinco de Abril.

As obras começarão com a drenagem e a rede de esgoto. “Estamos falando de uma obra complexa. Temos uma previsão e vamos trabalhar para cumpri-la da melhor forma possível. Este é um momento importantíssimo, que proporcionará uma nova imagem para a cidade. Há muito tempo que não tínhamos uma obra deste porte”, destacou a prefeita. O consórcio responsável pela revitalização é formado pelas empresas Encopav Engenharia e Coesul Construtora Extremo Sul.

O Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) do BID visa melhorar as condições socioeconômicas, urbanas e ambientais, contemplando três eixos: Revitalização Urbana, Desenvolvimento Econômico e Prevenção à Violência. Os recursos são específicos e destinados exclusivamente às obras, não podendo ser redirecionados ou utilizados para outras áreas. Serão executadas obras de pavimentação, sinalização viária, urbanização, modernização de redes de saneamento e drenagem, rede elétrica e de iluminação na Praça do Imigrante, no Calçadão Oswaldo Cruz e em mais nove ruas centrais de Novo Hamburgo.

PRAÇA DO IMIGRANTE E CALÇADÃO – A revitalização da Praça do Imigrante será dividida em quatro partes: Setor A, no trecho limite com a Rua Lima e Silva, com reforma do palco e chafariz; Setor B, com trecho caracterizado pelo calçamento em Pedra Portuguesa; Setor C, com o trecho caracterizado pela reforma dos banheiros públicos e implantação de academia ao ar livre; e Setor D, com a reforma dos espaços das bancas e a modernização de uma edificação para a inauguração de um novo café, a reforma da praça infantil, entre outras melhorias. De acordo com a arquiteta Andréa Elisa Martins Schütz, o material a ser instalado no local conta com diferenciais. “Utilizaremos materiais modernos para evitar pichações, antiderrapantes e com acessibilidade, além de novidades como o chafariz interativo, área para artesanato, cafeteria, wifi central, cachorródromo e chimarródromo com água quente, iluminação LED, que proporciona mais economia e que deixa o ambiente mais limpo. Enfim, queremos oferecer espaços onde a comunidade possa passar o dia com tranquilidade, segurança e lazer” , acrescenta a arquiteta.

Também está prevista a revitalização do Calçadão Oswaldo Cruz, obra que será dividida em dois trechos. O trecho central, que é uma faixa com nove metros de largura compreendendo todo comprimento do calçadão, receberá uma rede subterrânea para alimentação da iluminação e seu pavimento será com piso permeável, diferente do pavimento usado nas laterais. Já o trecho lateral receberá redes de água e esgoto sanitário, além de ser pavimentado com blocos de concreto. As intervenções acontecerão em dois momentos diferentes, começando pelo trecho central.

MODIFICAÇÃO NO TRÂNSITO – Com o início da primeira fase, algumas alterações no trânsito serão necessárias. Entre as principais mudanças não será permitido o estacionamento na Rua Marcílio Dias, entre a Avenida Nações Unidas e Rua Imperatriz Leopoldina, no lado direito da via; na Rua Marcílio Dias, entre a Avenida Nações Unidas e a Rua Primeiro de Março, no lado direito da via; e na Rua Imperatriz Leopoldina, entre Rua Marcílio Dias e a Rua Cinco de Abril, no lado esquerdo da via. Além do estacionamento, haverá mudança na Rua Pinto Bandeira, que inverterá o sentido.

DESVIOS – Quem transita pela Av. Nações Unidas no sentido Bairro-Centro precisará ingressar na Marcílio Dias, já que haverá interrupção a partir dela. A indicação do desvio será pela esquerda, em seguida pela direita na Avenida Imperatriz e novamente à direita na Joaquim Nabuco, retornando à Av. Nações Unidas. A Rua Pinto Bandeira terá sentido invertido, com trânsito apenas para acesso local.

Já com relação à Rua Cinco de Abril, que estará fechada, quem trafega no sentido Bairro-Centro precisará ingressar à esquerda na Rua Imperatriz Leopoldina, até a Joaquim Nabuco. O acesso aos moradores da Lima e Silva, entre as Nações Unidas e Rua Cidade de Atlântida, será pela Rua Cidade de Atlântida. Para moradores da Rua Cinco de Abril o acesso se dará pela Av. 1º de Março, que passará a ter mão dupla. Recomenda-se que os motoristas e pedestres planejem suas rotas com antecedência, sempre que possível.

Botão Voltar ao topo