NotíciasRio Grande do Sul

Inscrições abertas para atividades da Semana do Meio Ambiente de Caxias do Sul

Estão abertas as inscrições para uma série de eventos da Semana Municipal do Meio Ambiente 2018 em Caxias do Sul, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). De 04 a 09 de junho, a comunidade poderá contar com eventos, exposições, minicursos, workshops, exibição de filmes e contação de histórias acerca do tema “Bem-Estar Animal – Você também é responsável”. O ponto alto da semana será celebrado no dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com diversas atividades na Praça Dante Alighieri, das 9h às 16h.

O tema deste ano também motivou os concursos culturais promovidos pela Semma entre 2017 e 2018: o Calendário Ecológico, o Dedo Verde e o Clic Ambiental. A semana será aberta com evento no dia 04 de junho, às 18h45, na Biblioteca Parque Largo da Estação – onde ocorrerão as contações de histórias e oficinas para o público infantil. “Assim como no ano passado, os eventos serão descentralizados, com uma multiplicidade de atividades que envolvem desde crianças da Educação Infantil até o público do Ensino Superior e demais interessados no assunto”, destaca a titular da Semma, Patrícia Rasia.

Será necessário fazer inscrição para quatro tipos de atividades: contação de história e oficina; sessões de cinema; minicursos e workshops. Os formulários e a programação completa estão disponíveis no site da prefeitura. Todas as atividades têm entrada gratuita. A intervenção referente ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na Praça Dante Alighieri, contará com diversas ações, como o Projeto Plantar e Colher Hortas Urbanas; a campanha Adote por Amor, com a possibilidade de adoção de animais do canil municipal; apresentação do Canil da Brigada Militar (de manhã); apresentação de adestramento (à tarde); recolhimentos de resíduos eletrônicos e campanha para recolhimento de coleiras, potes para ração, água e areia para gatos. Além disso, haverá atividades de recreação para crianças.

O encerramento ocorre no sábado, dia 09 de junho, das 14h às 17h, no Parque da Lagoa do bairro Desvio Rizzo. Haverá cadastro para o programa de castrações, campanha Adote por Amor, apresentação de adestramento, além de desfile de animais adotados.

Atividades com inscrições abertas

Quatro tipos de atividades requerem inscrição prévia por meio dos formulários disponibilizados no site da prefeitura. Em cada página consta a data, horário e local das ações.

– Workshops: têm a proposta de agregar conhecimentos para os participantes, estimulando a troca de informações. A atividade é voltada para estudantes do Ensino Superior, bem como para a comunidade interessada. Serão três workshops: “Bem-Estar Animal em Equinos”; “Animais Silvestres Ex-Situ: uma realidade” e “Bem-Estar do Gado Leiteiro”.

– Contação de Histórias e Oficina: desenvolvida com o intuito de despertar emoções e dar vida aos sonhos das crianças. Foram escolhidas três histórias: “A Árvore de Tamoromu”; “Bojabi – a Árvore Mágica” e “A Tartaruga e a Fruta Amarela”. Após a contação, será realizada uma releitura através de pintura em caixa de papelão com tinta guache. A atividade será realizada na Biblioteca Parque Largo da Estação é voltada para estudantes da Educação Infantil e do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental.

– Sessão de Cinema: foram escolhidos dois filmes para exibição: “Rio 1” e “Os Sem Floresta”. As exibições ocorrerão na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. O filme Rio 1 é destinado aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, enquanto Os Sem Floresta é voltado às crianças da Educação Infantil e do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental.

– Minicursos: contam com a explanação sobre as vantagens da castração para cães e gatos; o que são maus-tratos e a importância de cuidar dos animais. A atividade será desenvolvida pelas médicas veterinárias do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal nas escolas interessadas e é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Botão Voltar ao topo