Gastronomia

Receitas práticas e saudáveis para o dia a dia

barras nutritivas - Receitas práticas e saudáveis para o dia a dia

Barras Nutritivas Caseiras
(Livro Fru- Fruta – Pati Bianco)

Publicidade

Rende 8 a 10 unidades
Ingredientes
½ xícara de quinoa em grãos
1 xícara de castanha de caju crua
½ xícara de amêndoa crua
½ xícara de cranberries
¼ de xícara de semente de girassol
¼ de xícara de chocolate sem leite 70% cacau
1 colher (sopa) de linhaça
uma pitada de sal
¼ de xícara de melado de cana
1/3 de xícara de pasta de amendoim ou amêndoa
óleo de coco para untar
Modo de preparo
Coloque a quinoa em uma panela sem óleo, tampe e leve ao fogo baixo. Os grãos vão aquecer e estourar como pipoca. Chacoalhe a panela para não queimar. Quando pararem de estourar, desligue o fogo e reserve. Esse processo serve para deixar a quinoa mais crocante. Pique todos os ingredientes secos, exceto a linhaça, ou triture-os rapidamente, pulsando algumas vezes em um processador. Passe para uma tigela, junte a quinoa reservada, a linhaça e o sal e misture. Reserve. Em outra tigela, misture o melado e a pasta de amendoim até obter um creme espesso. Despeje esse creme sobre os ingredientes secos e mexa, até envolvê-los bem. Preaqueça o forno a 180 °C.
Unte uma assadeira pequena com óleo de coco e es¬palhe a massa, alisando a superfície com uma espátula. Se preciso, utilize um pedaço de papel-manteiga para pressioná-la contra a assadeira e retirar o ar. Asse por 15 minutos. Retire e espere esfriar; deixe na geladeira se quiser acelerar o processo. Corte com uma faca com serra e embrulhe em papel-manteiga ou filme de PVC. Mantenha as barrinhas na geladeira por até 5 dias.

Sanduíche de cogumelo shimeji - Receitas práticas e saudáveis para o dia a dia

Sanduíche de shimeji, rúcula, pimentão, vermelho grelhado e queijo de abóbora (Livro Herbivoraz – Julia Guedez)

Publicidade

Rende 3 sanduíches
Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite
200 g de shimeji
1 colher (chá) de páprica defumada
1 colher (chá) de fumaça líquida
sal a gosto
cebolinha picada a gosto
1 pimentão vermelho cortado em fatias finas
3 pães bola ou franceses pequenos
1 xícara de queijo de abóbora
1 maço de rúcula
Modo de preparo
Aqueça o azeite em uma frigideira em fogo médio e refogue o shimeji. Quando começar a murchar, adicione a páprica e a fumaça líquida e tempere com sal. Mexa até que o shimeji murche totalmente e a água seque. Desligue, junte a cebolinha e misture. Transfira para outro recipiente e reserve. Na mesma frigideira, distribua o pimentão e grelhe até que fique macio e com algumas partes queimadas. Reserve. Corte os pães ao meio. Em uma das metades, espalhe o queijo de abóbora. Cubra com o pimentão grelhado, o shimeji e, por fim, a rúcula. Sirva imediatamente.

Hambúrguer de berinjela - Receitas práticas e saudáveis para o dia a dia

Hambúrguer de berinjela
(Livro Tempero Alternativo – André Fronza)

Rende 8 hambúrgueres
Ingredientes
2 berinjelas grandes (600 g)
1 colher (sopa) de óleo vegetal + um pouco para fritar
2 dentes de alho picados (10 g)
½ xícara de cebolinha fresca picada (35 g)
1 colher (chá) de sal (5 g)
1 colher (chá) de páprica defumada (3 g)
½ xícara de farinha de mandioca fina (90 g)

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200 °C. Lave bem e seque as berinjelas. Corte em cubinhos e transfira para uma assadeira. Não precisa descascar, mas caso você não goste da casca, pode tirar.  Leve ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos ou até os cubos murcharem e ficarem macios. Mexa depois de 10 minutos, para que assem por igual. Tire do forno e espere esfriar. Envolva os cubos de berinjela em um pano de prato limpo e seco, e pressione com as mãos para retirar o excesso de água. Reserve. Aqueça o óleo em uma panela e refogue o alho até dourar. Adicione a berinjela reservada, a cebolinha, o sal e a páprica defumada. Refogue ligeiramente. Transfira para um processador e bata até obter uma mistura homogênea. Adicione a farinha de mandioca e bata novamente até incorporar. Separe a massa em seis porções. Modele os hambúrgueres formando bolinhas e depois achate-as.  Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite os hambúrgueres dos dois lados até que dourem. Você pode servir este hambúrguer no pão, acompanhado de alface, tomate, cebola roxa e patê de sementes. Se preferir, asse os hambúrgueres. Para isso, leve-os ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 15 minutos. Se não for consumir todos os hambúrgueres, armazene-os sem fritar em um recipiente, separados por folhas de papel-manteiga ou filme de PVC. Eles duram cerca de 2 meses congelados. Quando for preparar, retire do freezer 1 hora antes para descongelar, assim fritarão uniformemente. A farinha de mandioca pode ser substituída por farinha de rosca na mesma quantidade. Nesse caso, no entanto, os hambúrgueres conterão glúten.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios