Gastronomia

Receitas práticas e saudáveis para o dia a dia

Barras Nutritivas Caseiras
(Livro Fru- Fruta – Pati Bianco)

Rende 8 a 10 unidades
Ingredientes
½ xícara de quinoa em grãos
1 xícara de castanha de caju crua
½ xícara de amêndoa crua
½ xícara de cranberries
¼ de xícara de semente de girassol
¼ de xícara de chocolate sem leite 70% cacau
1 colher (sopa) de linhaça
uma pitada de sal
¼ de xícara de melado de cana
1/3 de xícara de pasta de amendoim ou amêndoa
óleo de coco para untar
Modo de preparo
Coloque a quinoa em uma panela sem óleo, tampe e leve ao fogo baixo. Os grãos vão aquecer e estourar como pipoca. Chacoalhe a panela para não queimar. Quando pararem de estourar, desligue o fogo e reserve. Esse processo serve para deixar a quinoa mais crocante. Pique todos os ingredientes secos, exceto a linhaça, ou triture-os rapidamente, pulsando algumas vezes em um processador. Passe para uma tigela, junte a quinoa reservada, a linhaça e o sal e misture. Reserve. Em outra tigela, misture o melado e a pasta de amendoim até obter um creme espesso. Despeje esse creme sobre os ingredientes secos e mexa, até envolvê-los bem. Preaqueça o forno a 180 °C.
Unte uma assadeira pequena com óleo de coco e es¬palhe a massa, alisando a superfície com uma espátula. Se preciso, utilize um pedaço de papel-manteiga para pressioná-la contra a assadeira e retirar o ar. Asse por 15 minutos. Retire e espere esfriar; deixe na geladeira se quiser acelerar o processo. Corte com uma faca com serra e embrulhe em papel-manteiga ou filme de PVC. Mantenha as barrinhas na geladeira por até 5 dias.

Sanduíche de shimeji, rúcula, pimentão, vermelho grelhado e queijo de abóbora (Livro Herbivoraz – Julia Guedez)

Rende 3 sanduíches
Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite
200 g de shimeji
1 colher (chá) de páprica defumada
1 colher (chá) de fumaça líquida
sal a gosto
cebolinha picada a gosto
1 pimentão vermelho cortado em fatias finas
3 pães bola ou franceses pequenos
1 xícara de queijo de abóbora
1 maço de rúcula
Modo de preparo
Aqueça o azeite em uma frigideira em fogo médio e refogue o shimeji. Quando começar a murchar, adicione a páprica e a fumaça líquida e tempere com sal. Mexa até que o shimeji murche totalmente e a água seque. Desligue, junte a cebolinha e misture. Transfira para outro recipiente e reserve. Na mesma frigideira, distribua o pimentão e grelhe até que fique macio e com algumas partes queimadas. Reserve. Corte os pães ao meio. Em uma das metades, espalhe o queijo de abóbora. Cubra com o pimentão grelhado, o shimeji e, por fim, a rúcula. Sirva imediatamente.

Hambúrguer de berinjela
(Livro Tempero Alternativo – André Fronza)

Rende 8 hambúrgueres
Ingredientes
2 berinjelas grandes (600 g)
1 colher (sopa) de óleo vegetal + um pouco para fritar
2 dentes de alho picados (10 g)
½ xícara de cebolinha fresca picada (35 g)
1 colher (chá) de sal (5 g)
1 colher (chá) de páprica defumada (3 g)
½ xícara de farinha de mandioca fina (90 g)

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200 °C. Lave bem e seque as berinjelas. Corte em cubinhos e transfira para uma assadeira. Não precisa descascar, mas caso você não goste da casca, pode tirar.  Leve ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos ou até os cubos murcharem e ficarem macios. Mexa depois de 10 minutos, para que assem por igual. Tire do forno e espere esfriar. Envolva os cubos de berinjela em um pano de prato limpo e seco, e pressione com as mãos para retirar o excesso de água. Reserve. Aqueça o óleo em uma panela e refogue o alho até dourar. Adicione a berinjela reservada, a cebolinha, o sal e a páprica defumada. Refogue ligeiramente. Transfira para um processador e bata até obter uma mistura homogênea. Adicione a farinha de mandioca e bata novamente até incorporar. Separe a massa em seis porções. Modele os hambúrgueres formando bolinhas e depois achate-as.  Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite os hambúrgueres dos dois lados até que dourem. Você pode servir este hambúrguer no pão, acompanhado de alface, tomate, cebola roxa e patê de sementes. Se preferir, asse os hambúrgueres. Para isso, leve-os ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 15 minutos. Se não for consumir todos os hambúrgueres, armazene-os sem fritar em um recipiente, separados por folhas de papel-manteiga ou filme de PVC. Eles duram cerca de 2 meses congelados. Quando for preparar, retire do freezer 1 hora antes para descongelar, assim fritarão uniformemente. A farinha de mandioca pode ser substituída por farinha de rosca na mesma quantidade. Nesse caso, no entanto, os hambúrgueres conterão glúten.

Botão Voltar ao topo