Gastronomia

Receita de petit gateau de doce de leite

INGREDIENTES
CRUMBLE DE CHOCOLATE
200 grama(s) chocolate
25 grama(s) massa fillo 20×25 (pode ser substituido por 35g de Corn Flakes picadinho)
CALDA DE FRUTAS VERMELHAS E VINHO DO PORTO
200 grama(s) frutas vermelhas
250 ml de vinho do porto
2 colher(es) de sopa açúcar

PETIT GATEAU DE DOCE DE LEITE
50 grama(s) manteiga sem sal
150 grama(s) doce de leite de boa qualidade
1 gema de ovo
1 ovo
2 colher(es) de sopa açúcar
2 colher(es) de sopa farinha de trigo peneirado
manteiga para untar
MONTAGEM
5 bola (s) (60g cada) de sorvete Kibon

INGREDIENTES:

CRUMBLE DE CHOCOLATE
Asse a massa fillo (pode ser substituido por 35g de Corn Flakes picadinho) até ficar crocante de dourada. Quebre em pedacinhos pequenos e reserve.
Derreta 150g do chocolate a 45°C em banho maria, tomando cuidado para não deixar entrar água ou vapor. (Também pode derreter o chocolate no microondas em potência média por cerca de 1minuto e 30 segundos)
Após o derretimento, adicione os restantes 50g de chocolate sem derreter, mexendo sempre até o chocolate adicionado derreter por completo.Continue mexendo até que o chocolate atinja a temperatura de ± 32º C.Acrescente a massa e misture. Espalhe sobre papel manteiga e deixe cristalizar. Quando cristalizar, despedace com as mãos do tamanho que desejar.
CALDA DE FRUTAS VERMELHAS E VINHO DO PORTO
Junte todos os ingredientes numa panela de deixe reduzir até metade do volume. Coe numa peneira espremendo as frutas para retirar bem o caldo.
PETIT GATEU DE DOCE DE LEITE
Derreta a manteiga e o doce de leite em fogo baixo. Bata bem as gemas e os ovos e a mistura do doce de leite com a manteiga.
Depois de batidos, acrescente vagarosamente a farinha de trigo peneirada e bata por mais 3 minutos para a mistura ficar bem aerada. Distribua em forminhas bem untadas com manteiga, deixando um espaço na parte superior, cerca de um dedo, para a massa crescer. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 7 minutos.
MONTAGEM
Desenforme o petit gateau, espalhe os crumbles de chocolate ao lado. Regue o petit gateau de doce de leite com a calda de frutas vermelhas e por cima do chocolate finalize com uma bola (60g) do delicioso sorvete Kibon.

Botão Voltar ao topo