NotíciasRio Grande do Sul

O corpo como expressão artística no Albano Hartz

Exposição Performance: o corpo que fala pretende aproximar os visitantes a diversas linhas de expressões

CULTURA

A Pinacoteca do Espaço Cultural Albano Hartz recebe, nesta quarta-feira, dia 13, a exposição Performance: o corpo que fala. Buscando aproximar a comunidade das mais variadas linhas de expressões artísticas, a performance ocupa o espaço combinando elementos como música, teatro, fotografia e vídeo. Trazendo obras do artista visual Tom Ferreiro, bacharel em Artes Visuais, a mostra conta com 43 fotos de dimensões variadas, uma instalação e um vídeo. “Procuro um contraponto com o espaço onde vivemos, explorando o meio ambiente buscando relacionar com a identidade das nossas origens. Com isso, faço uma pausa, uma reflexão para questões de reais valores, nossas essências, buscar o nosso eu”, explica o artista.

A abertura oficial das atividades ocorre a partir das 19 horas e contará com apresentação do próprio artista. “Vivemos em um momento onde é importante fomentar a arte e a indústria criativa, então os meios artísticos também funcionam como dispositivos para relações. Ao entrar aqui, o visitante pode se permitir a novas possibilidades e formas de se portar dentro da sociedade”, destaca Ferreiro.

Segundo o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, o projeto Performance: o corpo que fala é uma oportunidade de espaço para novos artistas da cidade e região. “Cada vez mais é nítida a importância de aproximar e apresentar novos artistas formados em Novo Hamburgo e assim propor manter a qualidade artística que a cidade sempre teve historicamente”, comenta Cardoso.

O Espaço Cultural Albano Hartz funciona de segundas a sextas-feiras das 9 às 18 horas e aos sábados 9 às 13 horas, com entrada gratuita para toda a comunidade.

Performance para a comunidade

Seguindo a proposta de projetos que abram espaço para novos nomes de artistas e, ao mesmo tempo, aumentar o repertório cultural e crítico da comunidade hamburguense, Performance: o corpo que fala oferece aos visitantes uma linguagem artística diferente das maneiras expressivas mais comuns em exposições. Além disso, a performance é um momento onde o artista faz parte da sua obra não apenas como executor, mas também apresentando-se inserido em meio a obra.

SERVIÇO

  • O quê: Exposição Performance: o corpo que fala – com artista Tom Ferreiro
  • Quando: abertura dia 13 de maio a partir das 19 horas
  • Onde: Espaço Cultural Albano Hartz – (Calçadão Osvaldo Cruz, 112 – Centro de Novo Hamburgo)
Botão Voltar ao topo