Gastronomia

Chá das cinco: prepare esta famosa tradição inglesa em casa

Ele é um costume tradicional em toda a Inglaterra. Surgiu por volta do século XIX, e aos poucos foi além da “terra da rainha”. Hoje, o delicioso “chá das 17h” é replicado até mesmo no Brasil. E para aqueles que querem se aventurar e preparar o próprio “chá das 17h” em casa, a empresária Simone Izar Skorek, proprietária da casa de chás curitibana Chá com Alice, preparou algumas dicas especiais que vão além das opções gastronômicas:

Toalha

Toalhas de linho, de renda, bordadas a mão ou uma simples toalha branca bem cuidada são, sem dúvida, um dos elementos que marcam uma mesa de chá.

Serviço de chá

Um serviço de chá simples e elegante marcam qualquer mesa. É importante que não falte o bule, o açucareiro e uma leiteira, assim como os talheres de sobremesa e pratinhos de sobremesa, não esquecendo é claro, do item mais importante a xícara de chá, o pires e uma colher de chá. “Utilize travessas bonitas para dispor as gostosuras que preparou para acompanhar o chá. Podendo também utilizar as tradicionais travessas de três alturas tão utilizadas nos chás ingleses”, explica Simone.

Centro de mesa

Uma boa dica são flores frescas, um elemento simples, mas que vai deixar sua mesa ainda mais requintada.

Chás e infusões

Os clássicos chás pretos (Early Grey, Lady Grey e English Breakfast) com alguma combinação não podem faltar na sua mesa de chá. Use também infusões, optando sempre por aquelas que contenham ervas. Para adoçar os chás, além do açúcar, utilize mel. E para completar, leite e fatias de limão siciliano.

Menu

Tradicionalmente, o “chá das 17h” é acompanhado dos fingers foods, aquelas comidinhas que podem ser saboreadas com as mãos.

Geleias

As saborosas geleias também fazem parte de um bom “chá das 17h”Escolha 2 ou 3 opções de geleias para acompanhar os scones (bolinhos ingleses, podendo ser de massa doce ou salgada).

Bolo

Assim como o centro de mesa, o bolo é outro elemento importante na mesa de chá. Uma boa dica é escolher o sabor pela época do ano. Para dias mais chuvosos e frios, opte por bolos mais quentes como bolo de chocolate, bolo de baunilha ou bolo de amêndoas. Já os dias quentes pedem bolos frescos, tortas com frutas ou cheesecakes. “Prepare os bolos em mini forminhas, a apresentação fica uma graça e todos ficarão encantados com todo esse cuidado”, complementa a empresária.

Petit fours

Bolachinhas amanteigadas, mini suspiros, trufas de chocolate e macarons não podem faltar em uma tradicional mesa de “chá das 17h”.

Sanduíches

São várias as opções, os mais comuns são os sanduíches de pepino no pão de miga e o de salmão defumado com pão de centeio. São perfeitos para deixar a mesa de chá ainda mais gostosa.

Apesar da lista extensa, o “chá das 17h” é um clássico fácil e prático de ser preparado, uma ótima opção para quem quer inovar no encontro com os amigos ou em alguma data especial. Para finalizar, Simone lembra que apesar de se chamar “chá das 17h”, hoje o horário não é fixo, podendo ser preparado quando a pessoa desejar. “O importante é reservar um momento especial para curtir a vida da maneira que ela merece”, completa.

Botão Voltar ao topo