NotíciasRio Grande do Sul

Modalidades de xadrez são destaque em circuito escolar

Alunos de escolas municipais de Novo Hamburgo participaram nesta terça-feira, 19 de junho, do 2º Circuito de Modalidades de Xadrez. A atividade, organizada pela Secretaria de Educação (SMED) a partir do projeto Além do Xeque Mate, aconteceu na Sociedade Ginástica e reuniu cerca de 100 crianças e jovens em torno das diferentes maneiras de praticar o esporte. “Quando jogamos de formas diferentes, também exercitamos outras partes do nosso cérebro e isto nos ajuda a desenvolver a concentração e o raciocínio”, destacou a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Organizados por estações, os alunos foram estimulados a jogar xadrez a partir de cinco modalidades diferentes: Rotativo, Blitz, Australiano, Gigante e Batalha de Peões. Desta forma, cada um participou de cerca de 25 partidas. “Cada troca de modalidade requer estratégias diferentes e eles precisam fazer novas leituras do jogo”, explica a coordenadora do projeto, Cidonia Busatta. O circuito foi disputado nas categorias sub-8, sub-10, sub-14 e sub-16.

Estações do circuito de xadrez:

  • Xadrez Rotativo: em 20 tabuleiros dispostos em fila, os estudantes jogam durante cinco minutos em cada mesa. Com a troca, passam a jogar no cenário de jogo deixado pelo colega anterior.
  • Xadrez Blitz: o tempo de cada partida é limitado em 10 minutos, com uso do relógio.
  • Xadrez Australiano: é jogado em dupla e com dois tabuleiros. Quando um jogador captura uma peça, ele passa para o parceiro colocar no seu tabuleiro de jogo, valendo jogada.
  • Xadrez Gigante: segue as regras tradicionais do xadrez em um tabuleiro e com peças gigantes.
  • Xadrez Batalha de Peões: é uma versão simplificada do jogo tradicional em que são colocados no tabuleiro apenas os peões e os reis.
Botão Voltar ao topo