NotíciasRio Grande do Sul

Prefeita Fátima Daudt inaugura UPA 24 horas em Novo Hamburgo

Prefeitura de Novo Hamburgo inaugurou a UPA Dr. Casemiro neste sábado

A prefeita Fátima Daudt inaugurou na manhã deste sábado, dia 23, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Dr. Casemiro, em homenagem ao Dr. Boleslau Casemiro Konarzewski, reconhecido por sua atuação humanitária e referencial na Medicina exercida em Novo Hamburgo.

Localizada no número 134 da Rua Visconde de Taunay, no bairro Rio Branco, a nova UPA é uma unidade de atendimento pré-hospitalar, de complexidade e atuação intermediárias, dentro da atenção que vai das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) até o Hospital Municipal.

Em seu pronunciamento durante a cerimônia, a prefeita Fátima fez questão de ressaltar que o momento representava mais uma etapa positiva na área da Saúde para a cidade de Novo Hamburgo. “A nova UPA dá ao paciente o que ele merece ao chegar aqui, que é o respeito, o alento e uma assistência eficaz e atenciosa”, observou a gestora do Município. “E começamos a atender ainda hoje à tarde, depois de uma verdadeira força-tarefa para assegurar essa logística imediatamente.”
Em sua fala, a prefeita também foi enfática na análise do atual sistema de gestão em que os Estados que mais contribuem com o governo federal são aqueles que recebem menos recursos. “Nosso País precisa de reforma política e tributária, mas se não houver a revisão do pacto federativo nenhuma delas terá êxito”, sublinhou. “Hoje, operamos verdadeiros milagres com nosso orçamento a fim de atender às demandas dos munícipes, sendo que muitos acabaram por migrar do plano privado para o sistema público de Saúde.”

Nas palavras do secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, a inauguração da UPA representa a resposta da esperança em um futuro melhor, erguida com atitude proativa e o esforço coletivo, mesmo em um momento tão conturbado do País. “Nesta oportunidade, primeiramente, quero cumprimentar a comunidade e agradecer a todos os profissionais técnicos, responsáveis pela engenharia e pela arquitetura, que tornaram possível esta obra”, pontuou. “Faço um agradecimento especial ao Dr. Antônio Fagan, vice-prefeito de Novo Hamburgo e meu antecessor na pasta, aqui presente, e que nos ajudou sobremaneira nesse processo, e a todos os funcionários da Saúde e da Prefeitura pela dedicação diária ao acolhimento da população.”

Solenidade contou com a prefeita Fátima Daudt, o vice-prefeito e médico Antônio Fagan, o secretariado municipal, além de autoridades e convidados como familiares do médico que dá nome à unidade – Foto: Revista News

Também estavam presentes à cerimônia, que contou com visita guiada e restrita a convidados pelos ambientes da UPA, o primeiro-cavalheiro, Marcelo Santos Nunes, o chefe de Gabinete, Raizer Ferreira, o procurador geral do Município, Nei Sarmento, o assessor jurídico especial da Prefeitura, Ruy Noronha, o secretário da Fazenda, Gilberto dos Reis, o secretário de Administração, Lineo Baum, o secretário de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Paulo Magalhães, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, o secretário de Segurança, Roberto Jungthon, o secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet, o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, a diretora administrativa da Secretaria de Educação, Márcia Isabel da Silva, representando a titular da pasta, Maristela Guasselli, o diretor de Administração da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Rafaga Fontoura, o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, o diretor geral da Comur, Joel Gross, e o diretor geral da Comusa, Marcio Lüders. À frente da UPA, o coordenador médico João Paulo Bedin destaca-se por seus 15 anos de serviços prestados e larga experiência no antigo PA do Centro.

Autoridades, funcionários e convidados prestigiaram a abertura da unidade que começou a atender a comunidade já neste sábado – Foto Jéssica Santos

O funcionamento da nova casa

Ao ampliar a rede de urgência e emergência do Município de Novo Hamburgo, a UPA 24 horas Dr. Casemiro tem capacidade para atender 6,5 mil pacientes por mês. A estrutura de aproximadamente 1.300 metros quadrados (1.297,56 metros quadrados, precisamente) contempla 12 consultórios, 12 leitos de observação, 3 leitos de urgência, 2 leitos de isolamento e 1 sala de gesso/mobilização de fratura, entre outros espaços.

A UPA mantém uma equipe multiprofissional. São três médicos clínicos, dois pediatras, três enfermeiros e dez técnicos por turno, além de colaboradores de apoio, como administrativos e de serviços gerais. Vale informar que o acesso das ambulâncias será pela Rua Maringá.

Os serviços oferecidos serão atendimento adulto e pediátrico, estabilização de pacientes socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), apoio diagnóstico terapêutico, raio-X de última geração, eletrocardiograma e controle de gases medicinais.

O investimento na construção do prédio é de R$ 4.700.000,00, sendo que R$ 2 milhões são recursos oriundos do governo federal e o restante é a contrapartida do Município. Quanto ao custeio mensal dos serviços, a estimativa é de 1 milhão de reais. Inicialmente, 175 mil serão de recursos federais. O restante é de contrapartida municipal.

Visitas ilustres

A cerimônia teve um grande significado emocional pela presença do filho do Dr. Casemiro, o economista Celso Araújo Konarzewski, 62 anos, e o sobrinho do homenageado que ganhará uma placa na entrada da unidade muito em breve, o também médico Fernando Araújo Araújo Konarzewski, 60. “O momento é de reconhecimento à memória de meu pai que amava, na mesma proporção, a Medicina, Novo Hamburgo e sua gente”, comentou Celso após a solenidade.

Nascido na cidade de São Luiz Gonzaga, na região gaúcha das Missões, em 21 de novembro de 1912, o Dr. Casemiro veio para Novo Hamburgo poucos dias antes de completar 30 anos, portanto, no final do ano de 1942. Rapidamente, sua fama de profissional de primeira e com um carisma a toda prova se espalhou pela cidade do Vale do Rio dos Sinos. Era muito conhecido por sua atuação pioneira no atendimento em saúde 24 horas e junto à Associação Médica do Rio Grande do Sul, além de estar à frente de entidades de classe do Município.

Botão Voltar ao topo