NotíciasRio Grande do Sul

Marcopolo firma parceria tecnológica com a Randon

A Marcopolo S.A. fecha parceria com o Campo de Provas das Empresas Randon, de Caxias do Sul (RS), para o desenvolvimento de tecnologia para o setor automotivo. O contrato, assinado na última terça-feira, dia 3 de julho, pelos CEO da Marcopolo, Francisco Gomes Neto; diretor de Engenharia da Marcopolo, Luciano Ricardo Resner; CEO da Fras-le, Sérgio de Carvalho, e diretor de Tecnologia e Inovação da Randon Autopeças, César Augusto Ferreira, prevê que os modelos de veículos desenvolvidos e produzidos pela Marcopolo passam a ser avaliados no Campo de Provas Randon, com avaliações que envolvem testes funcionais, estruturais e de durabilidade, num trabalho conjunto entre as engenharias das duas empresas.

Segundo Francisco Gomes Neto, a parceria firmada é muito importante para o polo automotivo da Serra Gaúcha e está alinhada com a estratégia da Marcopolo de foco na qualidade, na inovação e na competitividade. “O expertise, a tecnologia e a mão de obra de elevado padrão são importantes diferenciais do nosso polo automotivo que precisam e podem ser cada vez mais e melhor explorados. Recentemente, fomos a primeira empresa da América Latina a conquistar certificação internacional para validar carrocerias de ônibus pela norma ECE R66, o que nos colocou no patamar mais elevado do mundo em termos de concepção e projeto dos veículos em atendimento às mais rigorosas normas de segurança existentes”, enfatiza o CEO da Marcopolo.

Perfil Campo de Provas das Empresas Randon – Criado em 2010, para prestar serviços de testes automotivos para as coligadas das Empresas Randon, o Campo de Provas é um centro de testes por excelência, que passou a ser requisitado pelas maiores montadoras brasileiras e multinacionais, tais como Renault, Nissan, Volvo, Marcopolo, DAF, International Caminhões, Agrale, Mercedes-Benz, Scania, MAN, BMW e Ford. Dentre os testes técnicos oferecidos estão os de eficiência energética, consumo de combustível e controle de emissões, além de provas de desempenho de veículos elétricos e movidos a hidrogênio, durabilidade acelerada, avaliações de ruído e homologações de sistemas de freio. Uma equipe especializada, formada por engenheiros, técnicos e pilotos de testes planeja, executa e acompanha os trabalhos com o suporte de equipamentos de alta tecnologia em laboratório próprio.

O estruturado complexo tecnológico, instalado em Farroupilha, na serra gaúcha, numa área de 87 hectares licenciada pelo IBAMA, conta com 18 pistas a céu aberto, totalizando 15 quilômetros, 4 dos quais de pista reta e totalmente plana, onde são reproduzidos os mais diferentes tipos de pavimentos e irregularidades, específicas para realização de testes em variadas condições. Além de garantir mais segurança, qualidade, competitividade e confiabilidade aos produtos desenvolvidos pelas empresas contratantes, o empreendimento assegura, também, total confidencialidade dos projetos testados.

O primeiro campo de provas independente, exclusivo na região Sul para testes com caminhões, ônibus, carros de passeio, motocicletas implementos rodoviários, veículos fora de estrada e autopeças, é também o único da América do Sul projetado para suportar 16 toneladas por eixo na pista. O Campo de Provas Randon testa vagões ferroviários de acordo com o procedimento demandado. Também conta com uma exclusiva Estação Meteorológica para oferecer maior produtividade aos testes.

Botão Voltar ao topo