Gastronomia

Alimentação adequada favorece a qualidade do sono

Dormir bem é um desafio e o brasileiro está entre os povos que dormem menos. De acordo com pesquisa publicada no website Sciense Advances (2016), temos como hábito cerca de sete horas e meia de sono por noite, o que está abaixo da média dos 20 países pesquisados. O país com pior classificação foi Cingapura, com sete horas e vinte e quatro minutos e com maior classificação foi a Holanda com oito horas e dezesseis minutos de sono. Fatores como problemas familiares e financeiros, estresse e dificuldade de se desligar de aparelhos eletrônicos são apontados como principais razões para as noites mal dormidas.

A alimentação equilibrada é uma das alternativas para ter uma noite tranquila, explica Lívia Artico, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Isabela, marcas de massas, biscoitos e torradas do Sul do país. E a ceia, aquele lanchinho algumas horas após o jantar, pode ser uma ótima ajuda.

Alimentos fonte de triptofano, como leite e derivados, ajudam na produção da serotonina, um neurotransmissor que, entre outras funções, favorece o relaxamento e induz naturalmente ao sono. Para o triptofano atuar de forma mais eficiente é preciso que seja consumido combinado com alimentos fontes de carboidrato, como torradas, pois o carboidrato ajuda a melhorar a disponibilidade de triptofano para síntese de serotonina. ”Torrada com margarina ou geleia e leite morno com canela é um ótimo exemplo de lanche noturno para ajudar no sono”, explica Livia.

Confira outras dicas da nutricionista para dormir bem a noite inteira e uma deliciosa receita de geleia de amora, sugerida pela marca Isabela, para acompanhar torradas, leite morno ou um chazinho de camomila.

  • Crie uma rotina e procure dormir e acordar sempre no mesmo horário;
  • Modere o uso de aparelhos eletrônicos perto do horário de dormir;
  • Pratique alguma atividade física;
  • Técnicas de relaxamento e respiração também favorecem o sono.

Geleia Cremosa de Amora

Geleia Cremosa de Amora - Alimentação adequada favorece a qualidade do sono

Ingredientes

  • 340 g de amoras frescas
  • ¾ xícara (chá) de açúcar
  • ¼ xícara (chá) de creme de leite UHT
  • 1 embalagem de Torrada Multigrãos Isabela (160 g)

Modo de Preparo:

– Com um garfo amasse metade das amoras. Coloque-as em uma panela, junte o açúcar e 1 colher (sopa) de água. Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos para apurar.  Desligue o fogo deixe esfriar.

– Misture o creme de leite e mantenha em geladeira até o momento de servir acompanhando as torradas.

  • Rendimento: 16 torradas
  • Tempo de Preparo: 30 minutos