EducaçãoNotíciasRio Grande do Sul

Ceaes Ernest Sarlet promove oficinas científicas em parceria com a Feevale

Alunos da rede municipal participam de projeto de educação ambiental na sala de aula de sua própria escola

As relações interpessoais são a ponte natural ao campo do conhecimento científico. Fica claro que as visitas a áreas verdes, por si só, não garantem a consciência socioambiental e o consequente envolvimento de todos nas causas de preservação da natureza.

Pensando em novas formas de enriquecer o trabalho de pesquisa e aprendizagem em Biologia, em parceria com a Universidade Feevale, o Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (Ceaes) tem instigado a curiosidade na área entre alunos da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo.

Localizado na Estrada do Wallahay, 1400, em Lomba Grande, ocupando 14 hectares de terra, o espaço oferece oficinas nas próprias unidades de ensino público, conforme prévio agendamento com as escolas e a organização com o meio acadêmico.

Cobras também são temas das oficinais

“A parceria com a Feevale dá embasamento a nossas ações no Ceaes”, destaca a coordenadora administrativa e pedagógica Fabiane Melo. “Educadores nos ligam e solicitam palestras de acordo com o tema desenvolvido em sala de aula e, então, elaboramos o melhor formato para os encontros.”

Para exemplificar, uma recente ação realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Antônio Bemfica Filho, do bairro Petrópolis, teve como tema os aracnídeos conforme a grade de estudos dos estudantes. “A Feevale nos cedeu espécimes de aranha e as placas para a observação”, ressalta Fabiane. “E o projeto, mais uma vez, utilizou meios audiovisuais que servem de ferramenta para a estratégia pedagógica.”

De acordo com a coordenação, outra via de conhecimento se dá em visitas ao Ceaes, quando são sugeridos aos alunos que tragam resíduos recicláveis como doação, para serem encaminhados ao Programa Catavida. Em troca, o grupo de visitantes recebe um kit de mudas de chás e temperos, que pode incluir ainda um jovem exemplar arbóreo. “No caso, a mobilização ocorre entre as famílias de determinado território e passa por um trabalho de sensibilização, com desdobramentos dentro da proposta de educação ambiental”, acrescenta. “Por meio dessas iniciativas, o Ceaes incentiva a adoção de espaços de uso comunitário, seja para o plantio de árvores ou à criação de hortas compartilhadas pelos moradores nos territórios.”

Confira, a seguir, a programação das próximas oficinas em ambiente escolar:

  • 2 de agosto – Cobras e aranhas – EMEF Presidente Hermes da Fonseca
  • 3 de agosto – Aranhas – EMEF Presidente Hermes da Fonseca
  • 6 de agosto – Atividade prática na horta e plantio de árvores de pomar – EMEF Dr. Antônio Bemfica Filho
  • 8 de agosto – Sapos, rãs e pererecas – EMEF Presidente João Goulart
  • 13 de agosto – Lagartixas – EMEF Dr. Antônio Bemfica Filho
Botão Voltar ao topo