Rio Grande do Sul

Eleições 2018: pesquisa IBOPE revela intenções de votos dos gaúchos

Pesquisa de intenção de voto realizada pelo IBOPE Inteligência no Rio Grande do Sul, a pedido da RBS, aponta o governador José Ivo Sartori (MDB) na liderança da disputa pelo governo do estado, com 19% das intenções de voto. Em outro patamar, Eduardo Leite (PSDB) e Miguel Rossetto (PT) aparecem numericamente empatados com 8% das menções cada um. Ambos são seguidos de perto por Jairo Jorge, do PDT, citado por 6% dos eleitores gaúchos, Julio Flores (PSTU) por 4%, enquanto Roberto Robaina, do PSOL, e Mateus Bandeira, no Novo, têm 2% de respostas cada. Aqueles que têm intenção de votar em branco ou nulo correspondem a 28% dos eleitores do estado, e aqueles que não sabem responder ou não opinam totalizam 22%.

Destaques por segmento
– Sartori recebe mais menções entre os homens, entre os eleitores com curso Superior, entre aqueles com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos e entre os eleitores evangélicos, já que em cada um destes segmentos a intenção de voto no atual governador é de 23%.

– Eduardo Leite destaca-se entre os eleitores de 25 a 34 anos (15%).

– Por sua vez, Rossetto tem mais intenções de votos entre os eleitores com 55 anos ou mais de idade (12%).

– As intenções de voto em Jairo Jorge são mais frequentes em municípios da Periferia (13%).

– Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.

Senador
Na disputa pelas duas vagas de Senador pelo Rio Grande do Sul que devem ser preenchidas este ano, o emedebista José Fogaça e o petista Paulo Paim aparecem numericamente empatados com 27% das intenções de voto cada um. Em um segundo patamar encontra-se Beto Albuquerque (PSB) com 15% das menções. Luiz Carlos Heinze (PP) é citado por 7% do eleitorado, Ana Varela (PODE) e Carmen Flores (PSL) recebem 6% das intenções de voto cada uma, Dra. Sandra Weber (SOLIDARIEDADE) 4% e Abgail Pereira (PCdoB) 3%. Os candidatos Cleber Soares (PCB), João Augusto (PSTU) e Machado (DC) são mencionados por 2% dos eleitores cada um, enquanto Mário Bernd (PPS), Marli Schaule (PSTU) e Romer Guex (PSOL) recebem 1% das respostas. Os eleitores indecisos são 55% enquanto os que têm a intenção de votar em branco ou de anular o seu voto são 42%, dos quais 18% da primeira vaga e 24% da segunda. O candidato Luiz Delvair (PCO) não consta neste levantamento pois, no momento do registro da pesquisa, não havia informações suficientes sobre a oficialização de sua candidatura.

Considerando que nesta eleição existem duas vagas para o senado, nesta pergunta a soma dos percentuais atinge 200%, uma vez que as pessoas entrevistadas têm a possibilidade de escolher dois nomes.

Nesta pesquisa, o IBOPE Inteligência testou dois possíveis cenários para a eleição presidencial, sendo o primeiro deles com Lula e o outro com Fernando Haddad como opções de candidatos do PT ao cargo.

No cenário que contempla Lula como candidato do PT, o ex-presidente é mencionado por 32% dos eleitores do Rio Grande do Sul. Em outro patamar aparece Jair Bolsonaro, do PSL, com 20% das respostas. O candidato Ciro Gomes, do PDT, e a candidata Marina Silva, da Rede, são citados por 6% dos eleitores gaúchos, cada um, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) tem 5% de menções. Alvaro Dias, do PODEMOS, aparece com 2% das menções, enquanto João Goulart Filho (PPL), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (NOVO) e Vera (PSTU) são citados por 1% do eleitorado local, cada um. Já Eymael, do DC; Guilherme Boulos, do PSOL; e Cabo Daciolo, do Patriotas, são mencionados, mas as respectivas citações não atingem 1% dos respondentes. Eleitores do Rio Grande do Sul que pretendem votar em branco ou anular o voto são 14%, ante 11% que não sabem ou não opinam.

No cenário sem a presença de Lula, onde Fernando Haddad é apresentado como candidato pelo PT, Bolsonaro lidera a disputa ao ser citado por 23% dos eleitores. Marina Silva, aparece em outro patamar com 13% das intenções de voto; Ciro Gomes com 9%, Geraldo Alckmin com 7%, Haddad com 4% e Alvaro Dias com 3%. Vera, Henrique Meirelles, João Goulart Filho e Cabo Daciolo são citados por 1% dos eleitores, cada um. Cada um dos candidatos Guilherme Boulos, João Amoêdo e Eymael não alcançam 1% das intenções de voto. Aqueles que pretendem votar em branco ou nulo são 22% e os indecisos somam 14%.

Para cada um dos cenários propostos, um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisaINTENÇÃO DE VOTO NO RIO GRANDE DO SUL

Margem de erroA MARGEM DE ERRO ESTIMADA É DE 3 PONTOS PERCENTUAIS PARA MAIS OU PARA MENOS SOBRE OS RESULTADOS ENCONTRADOS NO TOTAL DA AMOSTRA.

TemaADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ELEIÇÕES

OPINIÃO PÚBLICA

ContratantePESQUISA CONTRATADA POR RBS PARTICIPAÇÕES SA/ TELEVISÃO GAUCHA S.A

Período14/08/2018 A 16/08/2018

LocalBRASIL – RS

AmostraFORAM ENTREVISTADOS 1.008 VOTANTES. O NÍVEL DE CONFIANÇA UTILIZADO É DE 95%. ISSO QUER DIZER QUE HÁ UMA PROBABILIDADE DE 95% DE OS RESULTADOS RETRATAREM O ATUAL MOMENTO ELEITORAL.

Registro TRE/TSEREGISTRADA NO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SOB O PROTOCOLO Nº RS-01969

Botão Voltar ao topo