DestaqueRS

Eleições 2018: pesquisa IBOPE revela intenções de votos dos gaúchos

Pesquisa de intenção de voto realizada pelo IBOPE Inteligência no Rio Grande do Sul, a pedido da RBS, aponta o governador José Ivo Sartori (MDB) na liderança da disputa pelo governo do estado, com 19% das intenções de voto. Em outro patamar, Eduardo Leite (PSDB) e Miguel Rossetto (PT) aparecem numericamente empatados com 8% das menções cada um. Ambos são seguidos de perto por Jairo Jorge, do PDT, citado por 6% dos eleitores gaúchos, Julio Flores (PSTU) por 4%, enquanto Roberto Robaina, do PSOL, e Mateus Bandeira, no Novo, têm 2% de respostas cada. Aqueles que têm intenção de votar em branco ou nulo correspondem a 28% dos eleitores do estado, e aqueles que não sabem responder ou não opinam totalizam 22%.

180817%20 %20RS01 - Eleições 2018: pesquisa IBOPE revela intenções de votos dos gaúchos

Destaques por segmento
– Sartori recebe mais menções entre os homens, entre os eleitores com curso Superior, entre aqueles com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos e entre os eleitores evangélicos, já que em cada um destes segmentos a intenção de voto no atual governador é de 23%.

– Eduardo Leite destaca-se entre os eleitores de 25 a 34 anos (15%).

– Por sua vez, Rossetto tem mais intenções de votos entre os eleitores com 55 anos ou mais de idade (12%).

– As intenções de voto em Jairo Jorge são mais frequentes em municípios da Periferia (13%).

– Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.

180818 RS01 - Eleições 2018: pesquisa IBOPE revela intenções de votos dos gaúchos

180818 RS02 - Eleições 2018: pesquisa IBOPE revela intenções de votos dos gaúchos

Senador
Na disputa pelas duas vagas de Senador pelo Rio Grande do Sul que devem ser preenchidas este ano, o emedebista José Fogaça e o petista Paulo Paim aparecem numericamente empatados com 27% das intenções de voto cada um. Em um segundo patamar encontra-se Beto Albuquerque (PSB) com 15% das menções. Luiz Carlos Heinze (PP) é citado por 7% do eleitorado, Ana Varela (PODE) e Carmen Flores (PSL) recebem 6% das intenções de voto cada uma, Dra. Sandra Weber (SOLIDARIEDADE) 4% e Abgail Pereira (PCdoB) 3%. Os candidatos Cleber Soares (PCB), João Augusto (PSTU) e Machado (DC) são mencionados por 2% dos eleitores cada um, enquanto Mário Bernd (PPS), Marli Schaule (PSTU) e Romer Guex (PSOL) recebem 1% das respostas. Os eleitores indecisos são 55% enquanto os que têm a intenção de votar em branco ou de anular o seu voto são 42%, dos quais 18% da primeira vaga e 24% da segunda. O candidato Luiz Delvair (PCO) não consta neste levantamento pois, no momento do registro da pesquisa, não havia informações suficientes sobre a oficialização de sua candidatura.

Considerando que nesta eleição existem duas vagas para o senado, nesta pergunta a soma dos percentuais atinge 200%, uma vez que as pessoas entrevistadas têm a possibilidade de escolher dois nomes.

180818 RS03 - Eleições 2018: pesquisa IBOPE revela intenções de votos dos gaúchos

180818 RS04 - Eleições 2018: pesquisa IBOPE revela intenções de votos dos gaúchos

Nesta pesquisa, o IBOPE Inteligência testou dois possíveis cenários para a eleição presidencial, sendo o primeiro deles com Lula e o outro com Fernando Haddad como opções de candidatos do PT ao cargo.

No cenário que contempla Lula como candidato do PT, o ex-presidente é mencionado por 32% dos eleitores do Rio Grande do Sul. Em outro patamar aparece Jair Bolsonaro, do PSL, com 20% das respostas. O candidato Ciro Gomes, do PDT, e a candidata Marina Silva, da Rede, são citados por 6% dos eleitores gaúchos, cada um, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) tem 5% de menções. Alvaro Dias, do PODEMOS, aparece com 2% das menções, enquanto João Goulart Filho (PPL), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (NOVO) e Vera (PSTU) são citados por 1% do eleitorado local, cada um. Já Eymael, do DC; Guilherme Boulos, do PSOL; e Cabo Daciolo, do Patriotas, são mencionados, mas as respectivas citações não atingem 1% dos respondentes. Eleitores do Rio Grande do Sul que pretendem votar em branco ou anular o voto são 14%, ante 11% que não sabem ou não opinam.

180818 RS05 - Eleições 2018: pesquisa IBOPE revela intenções de votos dos gaúchos

No cenário sem a presença de Lula, onde Fernando Haddad é apresentado como candidato pelo PT, Bolsonaro lidera a disputa ao ser citado por 23% dos eleitores. Marina Silva, aparece em outro patamar com 13% das intenções de voto; Ciro Gomes com 9%, Geraldo Alckmin com 7%, Haddad com 4% e Alvaro Dias com 3%. Vera, Henrique Meirelles, João Goulart Filho e Cabo Daciolo são citados por 1% dos eleitores, cada um. Cada um dos candidatos Guilherme Boulos, João Amoêdo e Eymael não alcançam 1% das intenções de voto. Aqueles que pretendem votar em branco ou nulo são 22% e os indecisos somam 14%.

Para cada um dos cenários propostos, um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado.

180818 RS06 - Eleições 2018: pesquisa IBOPE revela intenções de votos dos gaúchos

180818 RS07 - Eleições 2018: pesquisa IBOPE revela intenções de votos dos gaúchos

180818 RS08 - Eleições 2018: pesquisa IBOPE revela intenções de votos dos gaúchos

180818 RS09 - Eleições 2018: pesquisa IBOPE revela intenções de votos dos gaúchos

180818 RS10 - Eleições 2018: pesquisa IBOPE revela intenções de votos dos gaúchos

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisaINTENÇÃO DE VOTO NO RIO GRANDE DO SUL
Margem de erroA MARGEM DE ERRO ESTIMADA É DE 3 PONTOS PERCENTUAIS PARA MAIS OU PARA MENOS SOBRE OS RESULTADOS ENCONTRADOS NO TOTAL DA AMOSTRA.
TemaADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ELEIÇÕES

OPINIÃO PÚBLICA

ContratantePESQUISA CONTRATADA POR RBS PARTICIPAÇÕES SA/ TELEVISÃO GAUCHA S.A
Período14/08/2018 A 16/08/2018
LocalBRASIL – RS
AmostraFORAM ENTREVISTADOS 1.008 VOTANTES. O NÍVEL DE CONFIANÇA UTILIZADO É DE 95%. ISSO QUER DIZER QUE HÁ UMA PROBABILIDADE DE 95% DE OS RESULTADOS RETRATAREM O ATUAL MOMENTO ELEITORAL.
Registro TRE/TSEREGISTRADA NO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SOB O PROTOCOLO Nº RS-01969

Artigos relacionados