NotíciasRio Grande do Sul

Femictec reúne pesquisas desenvolvidas nas escolas municipais de Novo Hamburgo

Quem visitar a 6ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femictec) tem a oportunidade de conhecer algumas das pesquisas e investigações realizadas por alunos das escolas municipais de Novo Hamburgo. Organizada pela Secretaria de Educação (SMED), a mostra de trabalhos é resultado do investimento no ensino pela pesquisa com foco na construção do conhecimento. A feira é aberta à visitação da comunidade e acontecerá até a manhã de sábado, 1º de setembro, na Fenac (Rua Araxá, 505).

A cerimônia de abertura, realizada na tarde de quarta-feira, 29 de agosto, reuniu cerca de mil pessoas entre alunos e professores e contou com a presença de representantes de instituições de ensino e autoridades. “Os trabalhos que são apresentados aqui foram desenvolvidas nas nossas escolas e, a partir da Femictec, podem ganhar o mundo com credenciamento para outras feiras regionais, nacionais e até internacionais”, destacou a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

[metaslider id=”82113″]

 

Cerca de 680 alunos das 86 escolas do município apresentam 170 trabalhos com as temáticas diretamente ligadas à comunidade e ao interesse dos jovens pesquisadores. Pelos corredores, é possível encontrar trabalhos que abordam questões que vão da geração de energia sustentável ao uso de canudos plásticos e da igualdade gêneros à Educação Fiscal. Para definir os projetos que estão na Femictec, as escolas realizaram previamente suas próprias feiras de iniciação científica e tecnológica. A partir da observação dos 200 avaliadores convidados pela comissão organizadora, serão definidos os 30 trabalhos que representarão a Rede Municipal de Ensino na Mostratec Júnior, evento realizado pela Fundação Liberato e que acontecerá em outubro. Serão selecionados 20 trabalhos de Ensino Fundamental e 10 de Educação Infantil. Os destaques serão conhecidos na cerimônia de premiação marcada para sábado, dia 1º, às 9h30, também na Fenac.

Brincar heurístico

Além da apresentação de trabalhos científicos, as crianças de 0 a 3 anos realizam experiências durante a feira no espaço destinado aos Processos heurísticos de bebês e crianças bem pequenas. Em cada uma das quatro salas que compõe este ala, diferentes ambientes convidam as crianças e bebês a explorarem espaços a partir de propostas que reúnem materiais O local abrigará as salas de Luz e sombra, Brincar heurístico, Elementos da natureza e Expressão gráfica.

Programação paralela

Além da apresentação de pesquisas, outras atividades compõem a programação da 6ª Femictec. Na quinta-feira, dia 30, acontece a 4ª Olimpíada de Scratch, linguagem de programação com a qual é possível criar animações, simulações e jogos interativos. A iniciativa é organizada pelo Centro Municipal de Tecnologia Educacional (CEPIC) e contará com 20 equipes participantes. Os alunos e professores que visitarem a Femictec também poderão participar de oficinas. Para as crianças, as temáticas envolvem assuntos como alimentação saudável e jogos. Já os educadores participam de encontros de formação sobre pesquisa e investigação que serão ministrados por alunos dos programas de Pós-Graduação da Universidade Feevale.

A 8ª Semana Acadêmica do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Novo Hamburgo (UAB-NH) também integra a programação paralela da feira. Com a temática “Possibilidades e desafios: interconectando conhecimentos, promovendo desenvolvimento”, a atividade acontecerá entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro na sede da UAB-NH (Rua David Canabarro, 20 – Centro), com exceção para o dia 29, quando o encontro será sediado na Fenac.

Oficinas para professores

  • Interdisciplinaridade em um projeto de pesquisa
    Direitos Humanos e Diversidade no contexto escolar
    Como elaborar um resumo e um artigo científico
    Educação em Saúde: prevenção de doenças causadas por microrganismos e promoção da saúde no contexto escolar
    Como elaborar um projeto de pesquisa?
    Tecnologias de tratamento de efluente convencional e tratamento por membrana
  • Robótica na Educação como ferramenta de pesquisa (Uma sementinha tecnológica)

Oficinas para alunos

  • Brincriar…Poesia é brincar
  • Odara na Floresta
  • Jogando com a Imaginação
  • Humm: é gostoso é saudável
  • Horários da Femictec

Sexta-feira, 31 de agosto

  • 8h às 17h – Visitação

Sábado, 1º de setembro

  • 8h às 9h30 – Visitação
  • 9h30 – Cerimônia de Premiação
Botão Voltar ao topo