Cidades do RSRio Grande do Sul

Arroio fica azul em Estância Velha

Técnicos da Divisão de Emergências Ambientais da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) suspenderam as atividades de uma empresa que provocou o vazamento de produtos químicos no Arroio Estância Velha enquanto realizava a limpeza de bombonas. A sede da empresa de lavagem e recuperação de bombonas fica na esquina das ruas Antônio Kolling e Adolfo Otto Koch, no bairro das Rosas, em Estância Velha. O dano ambiental aconteceu no final da manhã desta terça-feira (11).

Além de receber multa pelo dano ambiental, a empresa foi lacrada pela Fepam por não possuir licença de operação. Anteriormente, a mesma empresa já havia solicitado licença de regularização, após ter tido suas atividades suspensas por falta de licença ambiental. A regularização não foi dada por falta de condições adequadas.

O vazamento já foi controlado e os técnicos da Fepam orientaram para que fosse realizada a sucção dos produtos que restavam dentro do tanque de lavagem a fim de assegurar que o dano ambiental não fosse ampliado. Até o momento não foi possível apurar o volume vazado.

Conforme o engenheiro químico Vilson Trava Dutra Filho, é provável que tenha ocorrido uma infiltração no sistema de secagem utilizado pela empresa, provocando o vazamento de borra de tinta e outros produtos químicos que escoaram e acabaram atingindo não só o Arroio Estância Velha, como o Arroio Portão, devendo chegar ainda ao Rio dos Sinos.

Botão Voltar ao topo