Geral

Casa de Garibaldi, em Piratini (RS), ganha nova fachada

Giuseppe Garibaldi, herói da Revolução Farroupilha, morou em Piratini (RS) na pequena casa térrea, à Rua Bento Gonçalves, 182. No dia 19 de setembro, a Casa de Garibaldi será reaberta à população, com nova fachada e telhamento totalmente recuperado. A primeira etapa de obra, no valor de R$ 317 mil, teve o patrocínio da Corsan, e parceria técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A inauguração vai contar com uma apresentação do grupo teatral EncenAção Piratini, que mantém viva a tradição gaúcha. Com um cenário mágico, a proposta é transmitir a sensação de viver a revolução.

A casa de 225m² remonta às primeiras décadas de 1800, quando Piratini foi eleita a Capital da República Rio-Grandense. Lá vivia Garibaldi, em companhia de Luigi Rossetti, também italiano, partidário dos Carbonários (sociedade secreta que iniciou a luta pela unificação italiana) e editor do jornal O Povo. O revolucionário jornal, lançado em 1838, era impresso na própria casa, e se tornou o mais importante periódico oficial da República Rio-grandense.

A restauração da Casa de Giuseppe Garibaldi é mais um passo importante na preservação de um dos conjuntos arquitetônicos históricos mais bem preservados do Rio Grande do Sul, mantendo viva a memória farroupilha e o passado guerreiro de Piratini. A conservação do imóvel valoriza os feitos heroicos de Garibaldi e a identidade da população local. Testemunho da vida desse personagem histórico, essa singela casa colonial é Patrimônio Cultural Brasileiro, tombada pelo Iphan, desde 1941.

Projeto de restauro
A restauração da Casa de Giuseppe Garibaldi tem o incentivo do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, em um total de investimentos de R$ 1,2 milhão. A primeira etapa inclui a recuperação da cobertura, fachadas e das aberturas. Todo telhado foi removido – preservando-se as telhas de estilo colonial – e reforçado com uma subcobertura com manta alumizada e ripamento auxiliar, além de substituição de algumas estruturas. A fachada foi inicialmente higienizada, recebendo tratamento de patologias e pintura. Janelas e portas externas estão recuperadas.

O projeto integral prevê a completa revitalização do prédio, que abrigará um espaço de memória com acervo bibliográfico referente à história Farroupilha, em especial à atuação de Giuseppe Garibaldi.

Serviço
Entrega da restauração da Casa de Garibaldi

Data: 19 de setembro
Endereço: R. Bento Gonçalves, nº 182 – Piratini – RS

Botão Voltar ao topo