Geral

São Leopoldo e Viana do Castelo finalizam detalhamento de projetos

São Leopoldo e Viana do Castelo concluíram o plano de ação conjunto do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC LAC) na sexta-feira, 14 de setembro. O trabalho de detalhamento de projetos foi realizado durante esta semana na cidade portuguesa. O Plano de Ação atende aos temas de área verdes, gestão da água, energia limpa e eficiência energética e gestão de resíduos.

Segundo o secretário do Meio Ambiente de São Leopoldo, Darci Zanini, nesta segunda etapa, o trabalho teve ênfase nos projetos de educação ambiental, planejamento ambiental e mudanças do clima. “As prefeituras de Viana do Castelo e São Leopoldo estão aprimorando os projetos do Barco Escola e do Programa de Adaptação às Mudanças Climáticas, incluindo a possibilidade de financiamento da União Europeia”, destacou Zanini.

No quinto dia de trabalho, Zanini e o chefe do Departamento do Parque Imperatriz, Daniel Sauer, também fizeram trocas de experiências com os geólogos do Geoparque de Viana do Castelo, Virginie Meira e Bruno Gonçalves. O grupo realizou visitas técnicas aos parques ambientais e monumentos naturais da orla do Oceano Atlântico.

Todo o trabalho será apresentado pelos prefeitos, Ary Vanazzi e José Maria Costa, no Encontro da União Europeia em Bruxelas no dia 11 de outubro. O evento será precedido por uma videoconferência entre os dois prefeitos ainda em setembro.

Botão Voltar ao topo