Geral

Prefeitura realiza audiência pública sobre o Matinho do Padre Reus

A Prefeitura Municipal de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (Semmam), realizará a audiência pública do Parque Henrique Luiz Roessler- “Matinho do Padre Reus” classificado como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do município. O evento ocorre na segunda-feira, 24 de setembro, às 18h30 na Sala de reuniões do Santuário do Sagrado Coração de Jesus- Padre Reus (rua Luetgen, 78, bairro Padre Reus).

De acordo com o biólogo da Semmam, Julian Mauhs, o parque é uma representação de como eram as florestas nativas da região. “Hoje as vegetações nativas se encontram nas encostas e banhados, há poucas remanescentes de mata nativa em solo fértil onde desenvolvem sua máxima expressão de porte e diversidade”, destacou.

A audiência pública é o espaço de participação da comunidade. Segundo Zanini, será contextualizada a situação das Unidades de Conservação de São Leopoldo e apresentação sobre a estruturação da área. “O Matinho do Padre Reus é o pulmão verde das regiões Centro e Sul. Uma ilha de mata nativa que contribui para o conforto térmico além de ser um filtro de carbono”, afirmou.

O objetivo da administração municipal é possibilitar a interação da comunidade com a área. O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) aprovou na terça-feira, 18 de setembro, recurso voltado à implantação do parque. Zanini elencou ações que devem ser realizadas como a limpeza, reparo do cercamento e providências para elaboração do Plano de Manejo.

“A criação do parque contribui para a preservação e recuperação do Bioma Mata Atlântica, que é um dos mais importantes do planeta”, ressaltou Zanini.

Serviço
Audiência Pública do Parque Henrique Luiz Roessler- “Matinho do Padre Reus”
Data: segunda-feira, 24/09/2018
Horário: 18h30
Local: Sala de reuniões do Santuário do Sagrado Coração de Jesus – Padre Reus (rua Luetgen, 78, bairro Padre Reus).

Botão Voltar ao topo