NotíciasPorto AlegreRio Grande do SulVariedades

“Olhos Castrados”, a nova obra de Paulo Ribeiro

‘Olhos Castrados’, novo romance de Paulo Ribeiro, tem como protagonista um jovem artista plástico, pintor, que traz na memória as histórias e figuras singulares da sua cidade natal, chamada de Oaio do Sul, uma cidadezinha do interior do Sul do Brasil que é ocupada por uma leva de imigrantes americanos (agricultores, pecuaristas, industrialistas semifalidos que vêm tentar a nova sorte), procedentes do estado de Ohio, nos EUA.
Bento Gioacchino já faz parte da primeira geração deste paradoxal cruzamento de culturas: os nativos do Sul do Brasil com os americanos migrados. Bento é filho de um virtuose no violão, Mario Clemêncio, neto de ex-escravos que, aos 98 anos, se apaixona por Soshanna, italiana de 18 anos, filha do engenheiro hidráulico Gioacchino Morini, que está em Oaio para a instalação da água potável.

As pranchas de Bento, ao invés de telas, aproveitando a matéria-prima do local, com suas imensas matas de araucárias, são enormes painéis da cultura, da tradição e principalmente das tragédias de Oaio do Sul, pintadas de forma humana e intranquilizadora, à moda de um Iberê Camargo na sua fase seminal.
O temperamento de Bento Gioacchino já então em Eberlândia, centro metal-mecânico no horizonte da pequena Oaio, se expressa não somente nos “quadralhões” de dimensões gigantescas. Ele se revela também na sua incompreendida forma de amar B.B. (Brigitte Bardot, também filha de Oaio), uma fotógrafa, que não consegue absorver a divisa de vida do jovem: “A vontade é o mal do mundo. Só o conhecimento salva”. Isto é Arthur Schopenhauer, seu herói e contagioso DNA estético que corre em suas veias.

Editora: Kotter Editorial, Curitiba
Apresentação: Jayme Paviani
Capa: Bárbara Takaka
Contracapa: Vitor Ramil

Agenda:
29 de setembro – Feira do Livro Caxias do Sul
02 de novembro – Feira do Livro Porto Alegre

Botão Voltar ao topo