Geral

Projeto Destino Turístico Inteligente na Costa Verde & Mar é apresentado em evento do Ministério do Turismo

Com o intuito de facilitar a interação e integração do visitante, antes, durante e depois da sua viagem, o Sebrae/SC está em processo de implantação do projeto Destino Turístico Inteligente na Região Turística da Costa Verde & Mar. O programa, que pretende facilitar a experiência do turista por meio de metodologias e tecnologias inovadoras, foi apresentado nesta terça-feira, 25, no 7° Encontro da Rede de Inteligência de Mercado Turístico (RIMT), do Ministério de Turismo, em São Paulo.

Na ocasião, o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (CITMAR), parceiro do Sebrae/SC, foi convidado a apresentar o projeto com o objetivo de mostrar a criação do modelo de governança da região e as principais ações desenvolvidas desde o início da operação. “Apresentamos um contexto histórico do quanto a nossa região está se preparando para o turismo inteligente com o planejamento de construção da Costa Verde & Mar como destino turístico. Nossa parceria com esse projeto é um processo longo e contínuo com foco na tecnologia e inovação. Abraçamos a causa porque além de favorecer o poder público, a parceria com o Sebrae alcança os microempreendedores”, conta a Assessora Técnica do CITMAR, Vivian Floriani.

O evento foi coordenado pelo Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae, e tem como membros os representantes dos órgãos oficias de Turismo das Unidades Federativas e representantes do Sebrae de vários estados. “Foi muito importante para a nossa região participar deste encontro da RIMT, pois além de compartilhar experiências e de analisar muitas informações do mercado, pudemos verificar como nossas ações, objetivos de trabalho e promoção estão alinhadas com as tendências do mercado turístico”, destaca Susan Correa, Vice-presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri.

A proposta dos destinos turísticos inteligentes é baseada em três pilares: governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável. Dentro deles, os destinos precisam ter um espaço turístico inovador, dispor de tecnologia de ponta, valorizar o capital humano, serem focados no desenvolvimento sustentável, saber gerir os recursos de forma eficiente, garantir maior competitividade ao setor, possibilitar experiências de qualidade aos turistas, serem integrados e interativos e oferecerem acessibilidade. “Esse projeto é de fundamental importância para a Costa Verde & Mar porque nos coloca na vanguarda do turismo mundial”, comenta o Gestor de Projetos do Sebrae/SC, Celso Orlando Pirmann.

Dentro dos Destinos Turísticos Inteligentes, o Sebrae/SC também trabalha com a valorização da cultura local, onde são feitas oficinas com os municípios e mais de vinte e cinco empresários para demonstração de seus produtos. As próximas ações do projeto serão focadas dentro da gastronomia, com o 6° Roteiro Gastronômico de Porto Belo, em outubro, e no 3° Festival Gastronômico de Navegantes, em novembro.

Botão Voltar ao topo