ATUALGastronomia

Biscoitinhos de especiarias sem lactose

INGREDIENTES:

Massa:

  • 1 ½ xícara (chá) de SupraSoy Sem Lactose (150 g)
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
  • ¼ de xícara (chá) de óleo (50 ml)
  • ½ colher (chá) de canela em pó (1 g)
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó  (4,5 g)
  • 1 colher (sopa) de sementes de erva doce (6 g)
  • 1 ovo ligeiramente batido  (50 g)

Recheio:

1 vidro de geleia de damasco (400 g)

MODO DE PREPARO:

Com as pontas dos dedos, misture o SupraSoy, a farinha de trigo, o óleo, a canela, o gengibre e a erva doce. Adicione ½ xícara (chá) de água e o ovo, misturando até obter uma massa uniforme e homogênea. Abra a massa com o auxílio de um rolo de macarrão até obter uma espessura de cerca de 3 mm. Divida a massa em círculos de 4 cm com o auxílio de um aro. Separe metade dos círculos e corte o interior deles com um aro de 3 cm, formando anéis. Acomode os anéis e os biscoitos maciços em assadeiras separadas, untadas ou forradas com papel-manteiga. Preaqueça o forno a 160 ºC e asse até que comecem a dourar. Coloque primeiro os biscoitos maciços, que levam em média 20 minutos para assar, e depois os anéis, que assam mais rápido (cerca de 10 minutos).

Depois de frios, faça a montagem dos biscoitos: pincele um pouco da geléia na parte de baixo do biscoito em formato de anel e cole-o sobre o maciço. Preencha o espaço central com geléia, com o auxílio de uma colher de chá, e sirva em seguida.

RENDIMENTO: 45 a 50 biscoitos

TEMPO DE PREPARO: 45 MINUTOS

Variação: esta mesma massa também pode ser preparada em outros formatos ou com diferentes recheios. Experimente fazer goiabinhas: prepare a massa da mesma maneira descrita acima, sem adicionar a erva doce. Corte em círculos e recheie cada um com cubinhos de goiabada. Una as pontas dos círculos sobre os cubinhos de goiabada e asse a 160 ºC, por 20 minutos, ou até que comecem a dourar. Polvilhe açúcar depois que estiverem frias.