Gastronomia

Receita de sobremesa: Saint Honoré

Massa

·  1000 g de Farinha de Trigo
·  600 g de Água
·  20 g de Sal
·  40 g de Açúcar Cristal Itaiquara
·  830 g de Margarina para Folhar
 
Creme
·  100 g de Creme Confeiteiro Itaiquara
·  200 g de Recheio de Leite Condensado Itaiquara
·  100 g de Chantilly Itaiquara
 
Carolinas
·  100 g de Farinha de Trigo
·  125 g de Margarina
·  250 g de Ovos Líquidos Pasteurizados EGGBOX Itaiquara
·  100 g de Água
 
Calda de Açúcar
·  250 g de Açúcar Cristal Itaiquara
·  130 g de Água
·  25 g de Glucose
Decoração
·  100 g de Chantilly Itaiquara batido
·  Farelo de Massa Folhada
 
Modo de Preparo
 
Massa
Coloque na masseira a farinha, o sal e o açúcar cristal, adicione a água aos poucos. Bata por 5 minutos em velocidade baixa. Altere para a velocidade alta e bata a massa até formar ponto de véu. Boleie e cubra com plástico. Deixe descansar por 10 minutos. Abra a margarina para folhar entre 2 plásticos em formato retangular.
Abra a massa em formato retangular sobre a mesa enfarinhada, coloque a margarina para folhar em 2/3 da massa e feche em formato de envelope. Dê dobras de 3 voltas. Na última dobra, estique a massa na espessura desejada e corte as peças com o aro de 15. Asse em forno turbo a 180°C ou lastro a 210°C por aproximadamente 20 minutos. Reserve os discos.
 
Creme
Prepare o Creme Confeiteiro Itaiquara de acordo com as instruções da embalagem. Deixe esfriar.
Em uma batedeira, coloque o chantilly e bata por aproximadamente 3 minutos em velocidade média.
Incorpore o Creme Confeiteiro, o chantilly batido e o Recheio sabor Leite Condensado até completa homogeneização. Reserve.
Carolinas
Em uma panela, adicione a água e a margarina. Leve ao fogo alto até ferver. Em seguida, adicione a farinha de trigo e cozinhe até que a massa comece a soltar do fundo da panela. Leve a massa à batedeira em velocidade média, utilizando o batedor tipo raquete. Adicione aos poucos o ovo liquido, e misture até obter uma massa homogênea. Com o auxílio de um saco de confeitar pingue as carolinas em uma assadeira untada. Asse em forno turbo a 160°C ou lastro a 180°C por aproximadamente 18 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
 
Calda de Açúcar: Em uma panela, adicione todos os ingredientes para calda e leve ao fogo alto até obter ponto de bala. Reserve.
Montagem
Inicie a montagem banhando o topo das carolinas na calda de açúcar assim que a calda atinja ponto de bala.
Prepare os arabescos de açúcar e reserve. Separe 3 discos folhados para cada torta. Coloque um dos discos como base, cubra com uma parte do recheio. Repita o processo mais uma vez, finalizando com o disco folhado.
Cubra a torta com chantilly batido e decore com farelo de massa folhada nas laterais. Recheie as carolinas já banhadas com a calda de açúcar com creme. Finalize a torta entremeando as carolinas e pitangas de chantilly. Decore com o arabesco de açúcar.
Rendimento: 9 tortas de aproximadamente 250g cada.
Tempo de Preparo: 90 minutos