Geral

TSE divulga por aplicativo primeiros boletins da votação no exterior

Boletins refletem fidedignamente os votos computados pelas urnas eletrônicas e permitem fiscalização das eleições pelo cidadão

Boletim na Mão

Após o encerramento da votação em cada seção eleitoral no Brasil e no exterior, o mesário responsável pela votação no local deve imprimir o Boletim de Urna (BU) e afixá-lo em quadros de avisos para que todos os eleitores e fiscais de partidos possam conhecer e auditar o resultado do pleito.

Com o encerramento da votação em alguns países já na manhã deste domingo (7), os primeiros Boletins de Urna já foram publicados, informando os votos recebidos pelos candidatos nas diferentes seções eleitorais. Os boletins contêm todas as informações relativas à votação em determinada seção, incluindo comparecimento de eleitores, contagem de votos brancos e nulos e o número de votos nominais e de votos de legenda.

São impressos cinco vias do boletim. A primeira via é aquela publicada na porta da seção eleitoral. Outras vias ficam disponíveis para acesso dos fiscais dos partidos. Ao mesmo tempo, a versão eletrônica do boletim (contida na memória de resultado) é enviada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do respectivo Estado, por meio de uma rede virtual privada da Justiça Eleitoral.

Aplicativo

Utilizando o próprio aparelho celular, qualquer cidadão pode conferir os resultados apurados nas urnas diretamente do seu smartphone por meio do aplicativo Boletim na Mão. Desenvolvido pela Justiça Eleitoral, o aplicativo fornece ao eleitor todo o conteúdo constante dos BUs, de forma rápida e segura. Com o celular aberto no aplicativo, o eleitor “escaneia” o QR Code nas seções eleitorais de interesse e confere, posteriormente, se os dados coletados correspondem a aqueles totalizados e divulgados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Não é necessária a conexão à internet para a leitura do código (QR Code) visível no documento impresso.

Essas mesmas informações ficam disponíveis para consulta, pelo eleitor, na página “Boletim de urna na Web”, mantida pelo TSE. A consulta online ao espelho do BU pode ser feita já no dia seguinte à votação, tão logo a totalização seja concluída em todas as Unidades da Federação.

O aplicativo Boletim na Mão foi desenvolvido para as plataformas Androide e iOS. A versão atualizada para as Eleições 2018 já disponível para download nas lojas Google Play e App Store.

Encerramento às 17h

Importante lembrar que a impressão do BU se dá com o encerramento da votação a partir das 17h de cada localidade. A divulgação dessas informações não se confunde com a totalização dos resultados, que só ocorrerá após o encerramento de todas as seções eleitorais no Brasil e no exterior. Devido ao fuso horário, o estado do Acre será o último estado a completar 17h, quando serão 19h em Brasília. Esse horário deve ser respeitado para iniciar a divulgação dos resultados para o cargo de presidente da República, uma vez que, para os demais cargos, a divulgação já pode ser feita em cada estado, a partir do fim do horário de votação, independentemente de ter encerrado em outros estados.

Botão Voltar ao topo