NotíciasRio Grande do Sul

Canoas tem nova sede do Procon

Três andares, salas amplas, equipamentos modernos e colaboradores qualificados para o atendimento aos consumidores canoenses. Estas são as principais vantagens encontradas no prédio que agora abriga os serviços do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Canoas. A nova sede inaugurada pela Prefeitura de Canoas na sexta-feira (05) oferece uma estrutura muito superior quando comparada ao antigo endereço.

O prédio foi adquirido com recursos próprios do Fundo Municipal do Procon, destinado para estruturação, compra de equipamentos e manutenção da instituição. A administração passa a economizar cerca de 4 mil reais mensais, valores gastos no antigo espaço. Desde a sua inauguração, em 2003, o Procon Canoas funcionava em sede alugada. Em 2010, o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (CODECON) aprovou a aquisição da sede própria. Contudo, apenas neste ano é que a compra foi viabilizada, graças aos esforços da administração municipal.

Já na entrada, dois pontos importantes se destacam: a acessibilidade e a ampla sala de triagem, possibilitando acesso universal ao atendimento do Procon e mais conforto para o contribuinte. Os guichês de atendimento também aumentaram e alguns computadores foram trocados por outros mais modernos. No segundo andar, uma sala reservada somente para arquivo, com condições ideias para o armazenamento correto de processos. No terceiro, um miniauditório para a realização de palestras, capacitações e treinamentos e também uma sala de audiências para casos de conciliação.

O diretor do Procon, Gilmar Pedruzzi, destacou o empenho de todos os servidores para a realização deste projeto. “Quando chegamos aqui, em janeiro de 2017, nos deparamos com algumas dificuldades estruturais e também administrativas. Existiam processos em datas limites de prescrição, e houve um empenho para colocar tudo em dia. O mesmo aconteceu agora. A inauguração dessa nova sede é resultado de uma ação conjunta, fruto de gestão e trabalho, que tem como objetivo a prestação de um serviço com ainda mais qualidade”, destaca Pedruzzi.

Economia e funcionalidade

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, durante a cerimônia de inauguração da sede, relembrou alguns gastos que já estão sendo abolidos desde o início da gestão, incluindo a entrega de prédios alugados e otimização de espaços pelas secretarias. “O objetivo é fazer mais com menos. O nosso investimento tem que ser na qualidade do serviço prestado ao canoense e na valorização dos nossos servidores, com locais dignos de trabalho. Mais do que um prédio bonito, temos aqui um prédio funcional”, ressalta Busato.

De acordo com o prefeito, este é o primeiro prédio próprio da administração municipal inaugurado nesta gestão, mas a prefeitura já está trabalhando no projeto da construção do Centro Administrativo da cidade, local que deve reunir os principais serviços municipais. “Com a proximidade das mais diferentes secretarias da administração pública, nossa ideia é fazer com que o contribuinte tenha as suas demandas atendidas em um único lugar. Além disso, queremos abrir espaço para outros serviços, salienta o prefeito.

Também participaram da cerimônia a diretora do Procon estadual, Maria Elizabeth Rosa Pereira, o secretário da Segurança Pública e Cidadania, Alberto Rocha, e demais integrantes da administração municipal.

Procon em números

Diariamente, o Procon atende cerca de 70 pessoas nas mais variadas demandas, o que dá uma média mensal de, aproximadamente, 1.600 atendimentos. De janeiro de 2017 a setembro de 2018, foram cerca de 32 mil casos recebidos pelo Procon de Canoas e um índice de resolutividade que chega a 92% ainda no atendimento inicial. No mesmo período, a fiscalização realizou 564 ações no município.

Com relação às autuações, mais de 2,2 mil empresas foram notificadas e, em multas, o valor chega a R$ 21.596.106,34. Até agora, o montante recolhido ultrapassa os R$ 4 milhões.

Como reclamar

O consumidor deverá comparecer pessoalmente na sede do Procon Canoas portando o seu RG, CPF, comprovante de residência no próprio nome ou declaração de que reside no local, além dos documentos referentes a reclamação (nota fiscal, contrato, fatura, ordem de serviço, e-mails). Caso o reclamante não possa comparecer pessoalmente, é possível enviar um representante, desde que esteja com uma procuração reconhecida em cartório.

O novo prédio do Procon fica localizado no bairro Marechal Rondon, próximo ao Centro, na rua General Salustiano, número 142, esquina com a rua Duque de Caxias. O horário de atendimento será das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio dia. Os telefones de contato e endereço de e-mail seguem os mesmos, (51) 3236-2051, 3236-2052, 3236-2053 e procon@canoas.rs.gov.br.

Postos Procon

O Procon ainda conta com outros dois postos de atendimento à população, vinculados aos Centros de Prevenção às Violências (CPVs). Confira os locais:

– Posto Mathias Velho
Centro de Esporte e Lazer – Avenida Rio Grande do Sul, 1790
Telefone: 3476.4582
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, sem fechar ao meio dia

– Posto Guajuviras
Avenida Dezessete de Abril, 1110
Telefone: 3478.1879
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, sem fechar ao meio dia

Botão Voltar ao topo