NotíciasRio Grande do Sul

36ª Feira do Livro de Novo Hamburgo começa segunda-feira

Na próxima segunda-feira, dia 15, a partir das 8 horas, a literatura, as cores e a pluralidade do município tomam conta da Praça 20 de Setembro, no Centro da cidade, com a 36ª Feira do Livro de Novo Hamburgo, com o tema Encontro de Todas as Cores. Por meio de bate-papos com autores, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, shows e apresentações, o encontro literário leva para toda a comunidade o universo das palavras e dos livros. A cerimônia de abertura da 36ª Feira do Livro de Novo Hamburgo ocorre no mesmo dia, a partir das 14 horas. Na sequência, acontece o encontro com o autor André Neves e o espetáculo teatral Seu Rei Mandou, da CIA Meias Palavras. Já durante a noite, a atração da Feira fica por conta do Espetáculo Teatral Caio do Céu, com Deborah Finocchiaro e Gustavo Petry.

O evento ocorre de 15 a 21 deste mês e é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura (Secult) e da Secretaria Municipal da Educação (Smed), com entrada gratuita para todas as atividades. Para o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, a Feira é importante para o desenvolvimento literário da Região. “Será uma semana de intensa movimentação cultural. Teremos mais uma oportunidade de ocupação da Praça pela comunidade para momentos inesquecíveis”, destaca Cardoso. “Mais uma vez os alunos das escolas municipais participarão intensamente da programação da Feira do Livro. Também participamos na escolha das atrações e também providenciamos a compra de livros de todos autores que participarão das atividades com as escolas”, comenta a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Dentro das atividades propostas na programação, ocorrerão cerca de 20 sessões de bate-papo no Encontro com Autor, 40 sessões de Hora do Conto, 20 espetáculos, 20 apresentações culturais e 24 sessões de autógrafos com autores regionais. As novidades da Feira também podem ser acompanhadas pela página www.facebook.com/feiradolivroNH/.

Patronesse

A 36ª edição da Feira do Livro de Novo Hamburgo terá como patronesse a Academia Literária do Vale dos Sinos (Alvales). Neste ano, a entidade completou 30 anos de atividades, atuando e contribuindo para o fortalecimento e a difusão da arte literária e a cultura na Região. Fundada em 29 de julho de 1988, trata-se de uma associação civil de direito privado e reconhecida de utilidade pública.

O objetivo de escolher patronesse para a Feira do Livro é de apresentar para a comunidade uma personalidade que inspire ações e reflexões. Tal escolha prestigia todos os membros da Alvales, e incentiva a produção literária do Vale dos Sinos e as ações realizadas pela instituição.

Programação em detalhes

A programação extensa e diversificada é destinada para todos os públicos, com uma proposta que vai além da venda de livros, proporcionando aos visitantes encontros com a música, a dança e o teatro. Além disso, a temática dá sequência aos assuntos tratados no evento do ano passado.

Com o título Encontro de Todas as Cores, vários momentos estão programados para todos os públicos. A Hora do Conto é formada por atividades voltadas ao público infantil em um espaço lúdico. Encontro com o Autor é o momento de encontro entre os autores e o público infantil e juvenil, realizando a aproximação e interação dos participantes com o escritor. Narrativas Literárias são encontros mediados, que debaterão sobre a pluralidade, a multiplicidade e a diversidade presentes na literatura. Apresentações Artísticas integram a Feira com diferentes linguagens artísticas, como musicais, dança e teatro. Happy Hour proporciona apresentações de músicos locais.

Entre os escritores que passarão pela Feira durante a programação, nomes como André Neves, Kalunga, Simone Saueressing, Luciano Pontes, Celso Sisto, Athos Beuren, Mario Pirata, Léia Cassol, Christian David, Claudia Tajes e Fábio Monteiro já estão confirmados.

Além disso, no dia 16, o grupo Roda Viva apresenta o projeto Roda Viva toca Chico Buarque e no dia 17 a banda Cartolas ocupa o palco principal. Dia 18, a Feira do Livro recebe a cantora Tati Portella e no dia 19 Tonho Croco vem a Novo Hamburgo com o projeto Tributo a Tim Maia. Na sequência, o dia 20 conta com a participação do artista Nazário com a apresentação Mal do Século Novo. Encerrando o encontro literário, no dia 21, o espetáculo Nico Tributo sobe ao palco, com os artistas Fernanda Takai, Hique Gomez, Nina Nicolaiewsky, Arthur de Faria, Luciano Albo, Marco Lopes, Fernando Pezão e Bruno Mad.

Botão Voltar ao topo