NotíciasRio Grande do Sul

Canoas terá totens de orientação turística

Em breve, as ruas de Canoas terão uma novidade tecnológica. Por meio de licitação, já foi selecionada a empresa que irá fornecer 19 totens de orientação turística para compor o mobiliário urbano. Trata-se de uma estrutura metálica, abastecida por energia solar, que irá apresentar informações turísticas de cada local, o histórico dos prédios públicos do entorno e fornecerá uma gama de outros serviços importantes para os pedestres.

Uma das novidades é que o totem, que terá formato triangular, irá disponibilizar sinal de wi-fi gratuito e câmera de monitoramento urbano com infravermelho, que ajudará no trabalho de segurança pública do município. Além desses serviços, o totem terá quatro tomadas de entrada USB para carregamento de dispositivos móveis.

Inédito no município, o projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e contará com recursos do governo federal. O projeto arquitetônico foi montado pelo Escritório de Engenharia e Arquitetura (EEA) do município. Quem venceu o processo licitatório foi empresa Eliseu Kopp, que produzirá os totens e os instalará. O contrato deve ser assinado em 30 dias.

“Essas estruturas são de alta tecnologia e serão referências turísticas na cidade. Para quem é de fora do município, será um serviço muito importante de localização e informação. Mas todos os pedestres irão se beneficiar do projeto, já que poderão, por exemplo, carregar seus dispositivos móveis a partir da geração de energia limpa”, exemplifica o secretário da Cultura e Turismo, Mauri Grando.

Conheça os 19 pontos que receberão o totem (por questão de espaço, alguns locais podem ser modificados):

Calçadão
Praça da Bíblia
Praça da Bandeira
Canoas Shopping
ParkShopping Canoas
Conjunto Comercial
Unilasalle
Uniritter
Ulbra
Praça Santos Dumont
Praça da Emancipação
Dois no polo comercial da rua Júlio de Castilhos
Dois na rua Doutor Barcelos
Parque Eduardo Gomes
Parque Getúlio Vargas
Parque Canoas Inovação (PCI)
Parque do Gaúcho

Botão Voltar ao topo