DestaqueGastronomia

Alimentação vegana começa pela compra do alimento certo

De acordo com a nutricionista do Armazém Fit Store, Esther Vitorazzi, nem sempre os rótulos são claros quanto aos componentes presentes nos alimentos. Por isso, muito mais do que ler as embalagens, é importante entender quais ingredientes podem ter origem animal e causar confusão, como gelatina, leite em pó, ômega 3, dentre outros

É cada vez mais comum conhecer pessoas que aderem à alimentação vegana, seja por saúde ou por ideologia. No entanto, encontrar produtos industrializados veganos e de procedência confiável é um grande desafio. Para quem busca seguir uma alimentação vegana com segurança, tendo a certeza que não estará ingerindo ingredientes com origem animal, a nutricionista do Armazém Fit Store, rede de franquias que comercializa alimentos para uma alimentação equilibrada, Esther Vitorazzi, preparou um guia sobre o que consumidor precisa se atentar. Confira!

1) Selo Vega

De acordo com Vitorazzi, a maneira mais fácil e segura de identificar um produto vegano é verificar se ele possui o Selo Vega em sua embalagem. “Ele é emitido por instituições certificadoras, o que garante que naquele produto não haverá nenhum ingrediente de origem animal”, afirma.

Porém, segundo a nutricionista, ainda não são todas as embalagens que contêm o selo. “Em casos assim, aprender a ler o rótulo é a melhor opção”, conta. Esta tarefa, porém, não é fácil, pois os rótulos nem sempre são detalhados. “Para quem é novato neste tipo de alimentação, vale a pena consultar um especialista ou entrar em contato com o fabricante”, alerta.

2) Aprenda a ler rótulos

O vegano está acostumado a ler o rótulo de todos os produtos que compra, mas é necessário se atentar às informações escondidas nas embalagens. “Alguns ingredientes podem confundir a cabeça do consumidor. O aroma natural, por exemplo, pode ser tanto de origem animal quanto vegetal”, comenta Vitorazzi.

Outros ingredientes que normalmente causam confusão são ômega 3, albumina, lecitina e vitamina A. “Se o rótulo do produto indicar alguns desses componentes, o alimento pode não ser 100% vegano. A melhor forma de se certificar que o componente é de origem vegetal é ligando no SAC da empresa para tirar a dúvida”, aconselha.

3) Fuja de determinados ingredientes

Segundo a nutricionista do Armazém Fit Store é importante conhecer os ingredientes que em 100% das ocasiões vão possuir algum tipo de origem animal. “Muita gente acha que a gelatina comum, por exemplo, pode ser introduzida na alimentação vegana. No entanto ela possui uma proteína transparente que se extrai de tecidos animais”, explica. Há opções de gelatinas veganas no mercado, que são feitas de ágar-ágar ou kanten que é uma substância extraída de algas vermelhas.

Outros ingredientes que possuem origem animal são: leite em pó, caseína, vitamina D3 e Carmin. “Uma dica é observar se o produto contém colesterol. Em caso positivo, ele terá algum ingrediente de origem animal.”

4) Chocolate vegano, existe sim!

Não é porque a pessoa virou vegana que não pode mais comer chocolate. Há várias marcas que não levam ingredientes de origem animal, como a manteiga e o leite.

Geralmente, eles são amargos e com alto teor de cacau. “Mas mesmo o chocolate com alto teor de cacau pode ter elementos de origem animal. Apesar de não ter leite, o produto pode conter manteiga, ricinoleato de origem animal e glicerina.” A profissional indica também verificar a presença de mel ou albumina, ingredientes comuns nos chocolates crocantes.

Confira uma seleção de produtos 100% veganos selecionados a partir da curadoria da nutricionista:

Sobre a Armazém Fit Store
Fundada em fevereiro de 2017, em Colatina (ES), a Armazém Fit Store comercializa produtos em geral para uma alimentação saudável. Atualmente a empresa conta com mais 1200 itens e 80 fornecedores. Como diferencial, a loja aposta na exposição de produtos a granel, doces lowcarb, shakes e em uma decoração sustentável, com madeira de demolição e plantas. Em janeiro de 2018 a empresa se uniu ao Grupo 10X para franquear a marca, que hoje já conta com 50 unidades vendidas por todo país. Saiba mais em www.armazemfitstore.com.br

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios