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‘WORK’ – VITRA NA ORGATEC 2018

Para esta edição da Orgatec, a marca apresenta mais que produtos e traz novos conceitos de Workspaces, com três diferentes ambientes compostos por itens do seu portfólio

Onde estão localizados os escritórios de hoje em dia? Em smartphones e tablets? Ou ainda é necessário o ritual de estar em um espaço físico dedicado ao trabalho? Trabalhamos em cafés, lounges, aeroportos, em casa? Essa é a reflexão que a Vitra propõe para esta edição da feira Orgatec, que acontece de 23 a 27 de outubro, na cidade de Cologne, na Alemanha.

Com um espaço dedicado ao tema ‘Work’, a marca apresenta três ambientes assinados por grandes nomes do design e arquitetura mundial: Barber & Osbergy, responsáveis pelo Shared Office; Konstantin Grcic, que assina o Super Flexible Office; e Sevil Peach, que criou o Company Home. Todos os espaços trazem uma tradução do cenário atual de escritórios.

O plano de vida ideal da geração atual inclui, como prioridade, flexibilidade de horários, comprometimento mínimo com um espaço físico e bem-estar. O trabalho é realizado, mas não necessariamente em um espaço específico e durante um número exato de horas. A nova geração está construindo sua vida profissional baseada nos planos pessoais.

“Podemos ver pessoas trabalhando em todos os lugares – em hotéis, aeroportos, cafés, praias. Eles dividem trabalho, os famosos ‘workstations’ e até mesmo suas casas, e esse cenário está cada vez mais transformando o espaço público em um espaço de trabalho produtivo”, afirma Nora Fehlbaum, CEO da Vitra.

Shared Office

Shared Office, por Barber & Osbergy

Nos dias de hoje, estamos familiarizados com espaços públicos de trabalho, no formato de co-workings, cafés e lobby de hotéis. Isso também pode ser encontrado em prédios comerciais que disponibilizam o espaço térreo para o público. Existe uma pequena demanda por uma mesa clássica nesses espaços – em vez disso, sofás confortáveis compõem esses ambientes. Mesas e cadeiras avulsas são agrupadas ao redor desses sofás e podem ser usadas livremente e, como parte desse conceito, a Vitra apresenta nesse espaço um novo sofá modular, chamado Soft Work, que atende à todas essas demandas. “As regras de trabalho tradicionais estão desaparecendo e, como resultado disso, a mesa não é mais o centro do ambiente corporativo. O sofá tornou-se o novo escritório”, afirma Edward Barber e Jay Osgerby.

Company Home

Company Home, por Sevil Peach

A Company Home mostra um exemplo de escritório corporativo, mas com toque moderno atual, com ar mais aconchegante. Arquitetura, materiais e mobiliários criam um espaço harmonioso, dando aos colaboradores a sensação de bem-estar. A arquiteta britânica Sevil Peach criou um ambiente que inclui um parque e uma área de refeições – elementos públicos que estão se tornando cada vez mais parte integrante de escritórios. Neste ano, o Company Home traz o lançamento da Vitra, AC5, uma peça da linha assinada por Antonio Citterio; e também peças novas do portfólio da Artek, como a cadeira Atelier, do TAF Studio. “Quando você está desenhando um projeto, é importante capturar o espírito da empresa. Se você faz isso, ele se desenvolve naturalmente”, completa Sevil Peach.

Super Flexible Office

Super Flexible Office, por Konstantin Grcic

O conceito de Konstanti Grcic para o Super Flexible Office é focado em criatividade, comunicação e inovação. O ambiente pode ser facilmente reorganizado: cortinas divisórias, cadeiras, mobiliários e divisórias móveis possibilitam a criação de diferentes espaços em questão de segundos. O ambiente pode ser reconfigurado, mas sempre mantendo sua identidade. No Super Flexible Office, a Vitra apresenta dois novos produtos: The Dancing Wall, criado em colaboração com Stephan Hürlemann, e Rookie, uma pequena cadeira criada para diversos espaços de trabalhos, desenhada por Grcic.

“A ideia é que um espaço vazio pode ser redesenhado para diversas ocasiões, a qualquer momento, ou ser reconfigurado para seu desenho original rapidamente. A criação de um layout que não fosse definitivo foi o mais interessante”, afirma Konstantin Grcic.

O ‘WORK 2018’ foi criado pela Vitra em parceria com o escritório de arquitetura britânico Pernilla Ohrstedt, e com o estúdio de design Los Angeles, comandado por Jonathan Olivares. Ohrstedt é reconhecida mundialmente pelas suas instalações interativas e pelo uso de materiais inovadores. Já o trabalho de Olivares explora a união do design industrial e de interiores.

Sobre a Vitra
Empresa familiar, a Vitra foi fundada no início da década de 50 pelo empresário Willi Fehlbaum e sua esposa Erika Fehlbaum quando o casal descobriu, durante sua primeira viagem aos Estados Unidos, o mobiliário de Charles & Ray Eames em uma loja de Nova York. O entusiasmo com o projeto os levou à decisão de, regressando à Suíça, tornarem-se fabricantes dos produtos de Charles e Ray Eames, George Nelson, Alexander Girard and Isamu Noguchi na Europa. O primeiro produto da marca, reconhecido mundialmente, foi a Panton Chair, desenvolvida na década de 1960 por Verner Panton e que hoje faz parte do acervo de design clássico do Museu Pompidou, em Paris. A Vitra é mais do que uma das maiores empresas de fabricação de design. O nome também representa o Vitra Design Museum, que possui uma das maiores e mais importantes coleções de mobiliário em todo o mundo. Construído na década de 1980, com projeto do renomado arquiteto Frank Gehry, o museu se tornou uma instituição cultural amplamente respeitada com uma infinidade de atividades, como exposições sobre design e arquitetura. Em 2010, foi construído o VitraHaus, pelos arquitetos Herzog & de Meuron, e a aclamada flagship store da Vitra, no Campus Vitra, em Weil am Rhein, na Alemanha.

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