NotíciasRio Grande do Sul

Vereador Felipe Kuhn Braun apresenta projeto sobre utilidade pública

Projeto ajusta critérios de reconhecimento de utilidade pública em Novo Hamburgo, conforme legislação federal

Será analisado na próxima segunda-feira, 29 de outubro, em última votação, projeto de lei apresentado pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PDT) que altera condições previstas pela Lei Municipal nº 1.439/2006 para o reconhecimento de utilidade pública de entidades. O texto, aprovado por 11 votos a 1 durante apreciação em primeiro turno na tarde desta quarta, dia 24, amplia a iniciativa também para instituições com cargos remunerados de diretoria. Tanto a prefeita quanto qualquer vereador podem apresentar projeto sugerindo o reconhecimento de utilidade pública.

O PL nº 69/2018 substitui, entre os requisitos elencados, a necessidade de os cargos de diretoria serem não renumerados pela definição trazida pela alínea “a” do parágrafo 2º do artigo 12 da Lei Federal nº 9.532/1997. A peça normativa garante imunidade tributária a instituições que prestam serviços complementares aos governamentais e que, entre outras coisas, não remunera seus dirigentes ou remunera dentro de valores de mercado correspondentes à região e à área de atuação, contanto que eles atuem efetivamente como gestores executivos.

Apenas o vereador Enio Brizola (PT) manifestou-se contrário ao projeto. O parlamentar afirmou, contudo, que conversará com o autor para tirar dúvidas antes da segunda votação. “Por mais que a matéria queira regulamentar uma condição, talvez a pedido de entidade de classe ou associação, minha preocupação é não estimularmos mais o trabalho voluntário, que já anda diminuído nos dias de hoje”, indicou.

A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

Botão Voltar ao topo