Cidades do RSRio Grande do Sul

Alvorada e Cachoeirinha recebem o projeto Iberê nas Praças neste fim de semana

Começa neste fim de semana, 10 e 11 de novembro, o projeto Iberê nas Praças, que vai levar uma série de atividades artísticas e socioambientais a diversas cidades do Rio Grande do Sul atendidas pela CORSAN patrocinadora do projeto.

No sábado, 10 de novembro, a cidade que recebe o projeto é Alvorada, onde serão realizadas Contação de Histórias e Oficina de Gravuras. As atividades são abertas ao público em geral e acontecem na Praça da 48, das 8h às 12h e das 15h às 18h. No domingo, 11 de novembro, o projeto acontece em Cachoeirinha, no Parcão, nos mesmos horários. Uma van equipada com livros e catálogos sobre arte estará à disposição do público durante todo o período. As atividades são de indicação livre, gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia.

Na Contação de Histórias o público poderá tomar contato com o livro Gaveta dos Guardados, de autoria do artista Iberê Camargo, apresentando os carretéis que aparecem como um importante objeto das suas memórias de infância. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que o projeto está inserido, as oficinas de gravuras também serão ações de conscientização socioambiental, com a utilização de materiais recicláveis. Os participantes poderão compor gravuras utilizando o papel artesanal confeccionado pelo Geração Poa – grupo de assistência social da Prefeitura de Porto Alegre, a fim de refletir sobre as possibilidades de reutilização do papel e outros resíduos, além de fomentar o desenvolvimento de políticas sociais inclusivas.

Com os objetivos de despertar na população o interesse pelas artes, estimular a preservação e valorização da cultura, ampliar o conhecimento sobre a obra do artista Iberê Camargo e oferecer opções culturais ao público de outras cidades do Rio Grande do Sul, o projeto prevê a realização de oficinas artísticas com técnicas e linguagens diversas, ministradas pela equipe do projeto educativo da Fundação. Oficinas de gravura, contação de histórias e atividades com imagens e materiais táteis, estão entre as ações realizadas em praças ao ar livre, que devem abranger um público de cerca de cem pessoas por dia. A ideia é levar o projeto a todos os municípios atendidos pela Corsan. Nesta primeira etapa, serão atendidos seis municípios da Região Metropolitana. Além de Alvorada e Cachoeirinha, o projeto será realizado, em novembro, nas cidades de Guaíba, Eldorado do Sul, Gravataí e Viamão (confira no serviço abaixo as datas de cada cidade).

Serviço

Projeto Iberê nas Praças

  • Alvorada – dia 10 de novembro, sábado, das 8h às 12h e das 15h às 18h – Local: Praça da 48 (Central)
  • Cachoeirinha – dia 11 de novembro, domingo, das 8h às 12h e das 15h às 18h – Local: Parcão

Próximas ações:

  • Guaíba – dia 17 de novembro, sábado, na Praça Verde
  • Eldorado do Sul – 18 de novembro, domingo, na Praia de Sans Souci
  • Gravataí – 24 de novembro, sábado, no Quiosque da Cultura
  • Viamão – 25 de novembro, domingo, na Praça da Prefeitura
Botão Voltar ao topo