Negócios

Lajeado inicia projeto piloto de gestão de estoque da Seapi

Começou ontem (7) na Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Lajeado, no Vale do Taquari, a implantação do novo sistema de gestão e controle de almoxarifado e estoque da Secretaria da Agricultura. A IDA foi escolhida para executar o projeto piloto do novo processo de gestão de materiais, que será implantado em trezentas unidades (entre nível central, supervisões e unidades locais).

O programa foi desenvolvido pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, através de convênio com o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS (Fundesa). “A existência de um aplicativo que permitisse organizar e distribuir insumos de trabalho para a defesa sanitária era uma das necessidades apontadas pelo Ministério da Agricultura para permitir um avanço de status sanitário no estado”, afirma o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, que acompanhou os primeiros trabalhos na manhã desta quarta-feira.

O uso do programa vai permitir mais agilidade na distribuição de materiais como seringas, agulhas, tubos para coleta de amostras e outros itens indispensáveis ao trabalho dos técnicos a campo, nas atividades de fiscalização e vigilância. Para fiscal estadual agropecuário Marcelo Göcks, que vai ficar responsável pelo sistema no Nível Central da Seapi, “a ferramenta vai permitir também a adaptação da distribuição dos materiais conforme a maior ou menor demanda das unidades locais”.

O pesquisador Alencar Machado, responsável pelo desenvolvimento do sistema no Colégio Politécnico da UFSM, afirma que após a implantação em todo o estado, com o cadastro dos materiais existentes e os que forem sendo adquiridos, o trabalho ficará bem ágil e rápido de ser executado. “Com o sistema, os técnicos vão saber com antecedência quando requisitar novos materiais, através da sinalização de níveis ideal e mínimo em comparação com o existente”, explicou.

O projeto é piloto também para uma outra ferramenta que também está sendo desenvolvido e deverá ser lançado no próximo mês, específico para a certificação de granjas avícolas. “Como o sistema será acessado pelas mesmas pessoas, ficará dentro do mesmo programa que poderá, inclusive, ser ampliado com outros módulos conforme as necessidades do Departamento de Defesa Agropecuária da Seapi”, concluiu Machado.

Botão Voltar ao topo