NotíciasRio Grande do Sul

Adcointer Ceasa Serra em Caxias do Sul movimenta mais de R$ 81 milhões por ano

A Administradora de Consórcios Intermunicipais (Adcointer S.A.) completa 20 anos nesta quarta-feira (28/11) e, para celebrar a data, haverá uma comemoração na sede do consórcio na quinta (29/11), a partir das 13h. Criada em 1983, a Ceasa passou a ser administrada pela Adcointer a partir de 1998. É resultado de uma união de 11 municípios da Serra Gaúcha para orientar, inspecionar e valorizar o mercado de hortifrutigranjeiros com base na comercialização de produtos colhidos nas pequenas e médias propriedades, incentivando a permanência dos produtores no campo. O local movimenta mais de R$ 81 milhões por ano e conta com quase 500 pessoas entre o setor atacadista e o Pavilhão do Produtor.

Marcelo Nunes, gerente técnico operacional da Adcointer Ceasa Serra, enfatizou o papel da instituição na engrenagem econômica e social da região. “É fundamental na cadeia produtiva do agronegócio, por ser um ponto de reunião de agentes de comercialização que tem uma intensa relação comercial e social, realizada em curto espaço de tempo”, destacou.

Atualmente a presidência da Ceasa está com Caxias do Sul, por meio da prefeitura. Flávio Hillebrand, diretor técnico da Adcointer e servidor da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), salientou a importância do Município no abastecimento de hortifrutigranjeiros para o Rio Grande do Sul. “Caxias do Sul, junto às outras 10 cidades, faz parte de um dos maiores centros de abastecimento do Estado. Isso denota a influência da economia da Serra Gaúcha no Rio Grande”, declarou.

No setor atacadista, a Ceasa Serra possui 61 boxes licitados a cada cinco anos com 32 metros quadrados por unidade. No total, possui uma área de 3,2 mil metros quadrados com 33 empresas cadastradas e 154 empregados. Tanto os produtores como os atacadistas comercializam mais de 60 variedades de produtos.

Célio Veronese, 63 anos, mora no bairro Sagrada Família, em Caxias, e está instalado nos boxes da Ceasa Serra há 40 anos. Ele vende 960 mil quilos de mercadorias por ano. “A Ceasa é um centro de abastecimento muito grande, conseguimos comercializar muito bem aqui. O nosso diferencial é dispor de produtos fora de safra sempre com qualidade”, pontuou.

A Ceasa também possui uma outra área chamada Pavilhão do Produtor, que conta com mais 2,4 mil metros quadrados e circulação de 335 produtores. Nesse espaço, agricultores de várias regiões da Serra podem comprar um local e comercializar os seus cultivos pelo tempo que desejarem.

Douglas Zaccani, 30 anos, morador de Antônio Prado, produz 150 mil quilos por ano de pêssego, 80 mil quilos de ameixa e mais 400 mil de maçã. “É muito importante vender aqui, porque na Ceasa nós fazemos parte de uma engrenagem da economia da Serra Gaúcha. Ver que o nosso empreendimento chegou a esse ponto é muito satisfatório”, realçou.

O comprador Marcos Leffa, 43 anos, morador de São Marcos, é administrador e empresário de uma fruteira. Leffa está nesse ramo há um ano e vende 180 mil quilos de mercadorias anuais. Ele ressaltou os benefícios de adquirir os produtos na Ceasa Serra. “O produto é fresco, sabemos sua procedência, conhecemos o produtor. Até peguei o número do telefone para mandar mensagens para eles, quando eu chego as mercadorias já estão separadas para eu levar”, destacou.

Botão Voltar ao topo