NotíciasRio Grande do Sul

Projeto de Férias é atividade e lazer para alunos de Novo Hamburgo

Acordar cedo, organizar a mochila e ir para a escola. A programação que parece a rotina do ano inteiro tem sido especial para cerca de 600 alunos da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Durante o mês de janeiro, a Secretaria de Educação (SMED) promove o Projeto de Férias, que proporciona atividades recreativas e de lazer durante o período de recesso escolar.

Todas as atividades são orientadas por professores e acontecem em cinco espaços da cidade: Sítio Recanto do Vovô, Eco Parque, Vale Dourado, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo e Grêmio Atiradores. “É a oportunidade para que estas crianças e jovens conheçam novos lugares e também façam amigos de outros bairros. As atividades promovem a integração entre os alunos, a prática de atividades recreativas e o contato com a natureza”, explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

A programação tem início às 8h30 quando os alunos são buscados nas escolas e levados de ônibus até os locais do projeto. Como passam o dia entre brincadeiras e recreação, a SMED também fornecerá almoço e lanche para todos os participantes. Divididos em grupos, os alunos entre 8 e 12 anos de idade farão rodízio em três espaços diferentes para aproveitar os recursos que cada local oferece como pracinha de brinquedos, piscinas e contato com a natureza.

O acompanhamento é feito pelos coordenadores que atuam no projeto Movimentos e Vivências na Educação Integral (MOVE), que amplia o tempo de permanência na escola. “Em cada lugar, os coordenadores elaboraram uma programação especial com atividades como gincanas, apresentações artísticas, jogos esportivos e recreação”, conta a coordenadora de Educação Integrada da SMED, Tânia Donaduzzi. Para os dias de calor intenso, a piscina e a lona molhada também serão opções. No caso de chuva, serão realizadas atividades em locais cobertos. O retorno para as escolas acontece às 17 horas.

Botão Voltar ao topo