RSSerra Gaúcha

Galópolis e Corbola assinam pacto de amizade em março na Itália

Representantes da Prefeitura de Caxias do Sul viajarão em março para Corbola, na Itália, para oficializar o pacto de amizade entre os municípios. Além da assinatura do acordo bilateral, também estão previstas visitas em diversos pontos de Corbola e Polesine para conhecer o perfil econômico e produtivo das cidades italianas.

A programação contará com visitas por centros históricos, museus, pontos turísticos, empresas, universidades e vinícolas. O roteiro será realizado de 24 de março a 5 de abril e foi organizado pela Associazione Delta Polesine de Rovigo e por outras entidades parceiras do acordo. O convite partiu do Município de Corbola, após a primeira assinatura do pacto de amizade realizada em agosto do ano passado em Caxias do Sul. A segunda assinatura do pacto de amizade está marcada para o dia 28 de março na Prefeitura de Corbola, com a presença do prefeito Michele Domeneghetti.

A comitiva caxiense será formada pela subprefeita de Galópolis, Ivete Marchi; pela corte de soberanas de Galópolis; e pela chefia de Gabinete, representando o prefeito Daniel Guerra que não irá. “Estamos muito felizes com esse convite feito quando eles estiveram em Caxias do Sul no ano passado. Esse pacto é mais uma forma de perpetuar nossa história e nossos valores, tanto os daqui quanto os de Corbola, e trará muitos benefícios para as comunidades caxiense e italiana”, complementa o prefeito.

Benefícios do acordo

O pacto de amizade tem como objetivo promover o desenvolvimento cultural, intelectual e econômico das duas comunidades, ligadas por semelhanças em sua colonização, trabalho, arquitetura e cinema. Além disso, contribuirá para o desenvolvimento de relações amigáveis entre as duas cidades e povos da Itália e do Brasil.

As ações do acordo tiveram início ainda em 2017, com a execução de um projeto entre estudantes de Galópolis e Corbola. Intitulado “O abraço dos jovens”, a iniciativa propõe que estudantes conheçam a própria comunidade e a história da imigração italiana por meio de desenhos, fotografias, redações, vídeos e poesias. A primeira parte envolveu as escolas de Galópolis de 2017 a 2018. Em Corbola, as atividades iniciaram em 2018 e se estenderão até março de 2019.

Também fazem parte das propostas do pacto um curso de restauro a ser realizado na Itália, um curso de língua italiana no segundo turno nas escolas de Galópolis e também para a terceira idade, e capacitações de gastronomia com chef italiano em Galópolis e Corbola, entre outras.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios