NotíciasRio Grande do Sul

Caxias promove Festa de Abertura da Colheita da Uva

Missa, solenidade e almoço marcam festividade em Galópolis no dia 03 de fevereiro em São Braz

A 11ª Festa de Abertura da Colheita ocorrerá no dia 03 de fevereiro em São Braz, na 4ª Légua, em Galópolis. O evento apoiado pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) terá três etapas: missa às 10h, solenidade às 11h30 e almoço às 12h30. As ações marcam a abertura oficial das safras de frutas, tendo na vindima o papel principal por conta da Festa da Uva.

Já a colheita simbólica será realizada na propriedade do agricultor André Spido, 44 anos, em São Braz. Spido colhe 180 toneladas de uvas por ano das variedades bordô, moscato, niágara branca e rosada. Ele ressaltou a importância de participar da festa. “É uma honra para nós porque temos a oportunidade de mostrar a nossa terra, a nossa propriedade para todos os caxienses. Não tem como explicar o nosso sentimento”, falou Spido, emocionado e orgulhoso.

Rudimar Menegotto, um dos organizadores da Festa, salientou a relevância da celebração. “Nós temos um grande potencial de cultivos de hortifrutigranjeiros e isso necessita ser amplamente conhecido. O papel do evento também é valorizar a colheita”, destacou.

Camila Sandri Sirena, titular da Smapa, agradeceu o empenho dos agricultores e endossou o convite para o evento. “Obrigada pelo trabalho de todos os agricultores, pessoas esforçadas que produzem os alimentos da nossa mesa com segurança e qualidade. É importante a presença da população para prestigiar essa bela atividade e celebrar conosco”, disse.

Os ingressos para o almoço da Festa de Abertura da Colheita custam R$ 45 e estão disponíveis no Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Pinheiro Machado, nº 3.325, Centro), no Sindicato Rural Patronal (Borges de Medeiros, nº 87, Centro) ou com a diretoria da comunidade pelo telefone (54) 3054-0577. Mais informações pelos números (54) 3223-7676 e (54) 3221-4855.

Foto por Ruan Alves

Safra da uva

A safra da uva começou em Caxias do Sul em dezembro nas localidades de Linha Sebastopol e Vila Cristina com estimativa total de 50 mil toneladas. O clima seco e o calor favoreceram o processo de maturação das uvas. Conforme dados da última safra, Caxias do Sul é o 4º município que mais produz a fruta, com 3,8 mil hectares de área plantada. A colheita deve seguir até 15 de março de 2019.

Botão Voltar ao topo