Geral

Programa Escolas Transformadoras promove debate ao vivo

Inicitiva propõe reflexão sobre como projetos político-pedagógicos podem orientar transformações nas escolas, em debate ao vivo, dia 31 de janeiro.

Inspirar a construção de projetos político-pedagógicos transformadores é o foco do primeiro debate do programa Escolas Transformadoras de 2019. A conversa online e ao vivo no Facebook e no Instagram do programa reunirá, às 17h (horário de Brasília) do dia 31 de janeiro, gestores de escolas e especialistas em educação para dialogarem sobre como nascem projetos político-pedagógicos transformadores e como as propostas reunidas nesse documento podem refletir os anseios de educadores, estudantes e famílias em relação às escolas, bem como orientar transformações futuras.

Participam da conversa Vitor Henrique Paro, professor titular na Faculdade de Educação da USP; Maria Amélia Cupertino, coordenadora pedagógica do Colégio Viver; e Elton Luz, diretor da Escola Estadual Alan Pinho Tabosa. Os convidados compartilharão suas experiências sobre as oportunidades e os desafios propostos na elaboração dos seus projetos político-pedagógicos, bem como a importância de revisitarem esse documento ao longo do ano letivo para incluírem as perspectivas de toda a comunidade escolar envolvida e promover mudanças nas diretrizes.

“Mais do que um material escrito, o projeto político-pedagógico representa uma oportunidade de construção coletiva sobre o propósito de cada escola e os meios para alcançá-lo. Esperamos auxiliar educadores para que eles estimulem em suas comunidades a potência de agir de cada um e do coletivo e para o nascimento ou afirmação de novas formas de educar e aprender nas escolas”, diz Raquel Franzim, cocoordenadora do programa Escolas Transformadoras, correalizado no Brasil pela Ashoka e pelo Instituto Alana.

O bate-papo também será marcado pela apresentação dos Planos de Formação de Educadores, produzidos pela equipe pedagógica do Instituto Alana como conteúdo extra da série “Corações e mentes, escolas que transformam”, disponível para exibições públicas e gratuitas na plataforma Videocamp. Dirigida por Cacau Rhoden e lançada no segundo semestre de 2018, a série mostra como práticas de escolas públicas, comunitárias e particulares de São Paulo, Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará e Amazonas propõem a jovens, crianças e adultos que se tornem criadores de novas formas de ser, conviver e pensar, tanto em suas vidas quanto em suas comunidades.

Os Planos de Formação de Educadores foram elaborados para auxiliar e inspirar diretores e coordenadores pedagógicos em momentos de formação de professores em suas escolas. Os conteúdos sobre empatia, trabalho em equipe, criatividade e protagonismo, temas de cada episódio, estarão disponíveis no Videocamp na página de cada um dos quatro capítulos da série. Esse conteúdo especial de “Corações e mentes”, bem como todos os outros disponíveis no Videocamp, podem ser acessados por usuários cadastrados na plataforma como educadores.

Debate ao vivo: “Como nascem projetos político-pedagógicos transformadores?”

Quando: Dia 31 de janeiro, às 17h (horário de Brasília)
Com transmissão ao vivo no Facebook e no Instagram do Escolas Transformadoras

Sobre a Ashoka
A Ashoka é uma organização social global fundada em 1981 e congrega mais de 3 mil empreendedores sociais em 84 países. Busca colaborar na construção de um mundo de pessoas que transformam (Everyone a Changemaker’), onde qualquer pessoa pode desenvolver e aplicar as habilidades necessárias para solucionar os principais problemas sociais que enfrentamos hoje e amanhã.

Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Botão Voltar ao topo