NotíciasRio Grande do Sul

Números da mobilidade são apresentados em audiência pública em NH

Você sabia que Novo Hamburgo possui uma frota de 104.331 veículos e que o índice de 423,33 carros para cada mil habitantes é superior ao resultado do RS e do Brasil? Que somente 11,2% da população trabalha ou estuda fora da cidade? Ou que 60% dos usuários do transporte público acham que a frequência é o principal ponto a ser melhorado?

Pois esses foram alguns dos resultados da pesquisa realizada pela Idom Planmob apresentados na segunda audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo, na Casa das Artes, na noite da última quinta-feira, 24.

Além desses números, outros chamaram atenção. O município tem uma população estimada em 247.000 pessoas e apenas 3% residem na área central. Quanto aos deslocamentos diários são 612.182 feitos por residentes maiores de 16 anos na cidade, o que representa uma média de 2,9 por pessoa no dia. Um índice de mobilidade alto devido à atividade econômica e ao tamanho do município.

E é justamente na mobilidade sustentável, com ênfase no coletivo e priorizando pedestres, ciclistas e usuários de transporte urbano que o Plano de Mobilidade tem seu foco principal. Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Roberta Gomes de Oliveira, esse plano pode contribuir para trazer melhor qualidade de vida à população, oportunizar crescimento econômico e respeitar o meio ambiente.

Os representantes da Idom Planmob mostraram os diagnósticos, a partir dos resultados da coleta de dados que começaram no final do mês de julho do ano passado. Eles analisaram rotatividade nos estacionamentos, fluxo de pedestres e ciclistas, trem, ônibus, tempo de semáforo e observação de entrada e saída de veículos de Novo Hamburgo. Essa coleta foi efetuada por contagem, por questionários presenciais e por telefones e também automática, por meio de sistema de vídeo.

A elaboração do PlanMob é dividida em seis etapas, atualmente, estão na etapa 3 que consiste no plano de gestão de demandas e diretrizes. As próximas são: Plano de melhoria de oferta; Plano de implantação gestão e monitoramento e por último a minuta de lei. Os trabalhos da Idom estarão finalizados até maio deste ano.

O representante da Idom Francesc Arechavala, explica que o objetivo da audiência pública é apresentar à comunidade a união de todos estes dados que foram obtidos por meio da pesquisa de campo. “A partir disso vamos traçar as diretrizes. Vamos escutar as ideias da comunidade, alinhar, para então apresentar a proposta técnica juntamente com a Prefeitura e assim finalizando o Plano de Mobilidade”, disse.

O plano atende uma exigência da Lei Federal 12.587 de 2012. A comunidade que compareceu, participou com questionamentos e também com sugestões por escrito. A secretária Roberta garantiu aos presentes que todas as contribuições registradas nos formulários serão analisadas e respondidas pela equipe do PlanMob. O Plano de Mobilidade integra o Plano Cidades dentro do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI). Os hamburguenses podem enviar suas dúvidas ou sugestões pelo e-mail contato@pdminovohamburgo.com.br deixando nome, telefone e bairro onde mora.

Botão Voltar ao topo