NotíciasPorto AlegreRio Grande do Sul

Nova Acrópole de São Leopoldo promoveu a 1ª Caminhada de Integração

No domingo, 27 de janeiro, filósofos integrantes das sedes de São Leopoldo, Porto Alegre e Gravataí, da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado – participaram da 1ª Caminhada de Integração.

A atividade, coordenada por Tomás Alexei, responsável pelo desenvolvimento da Escola do Esporte em Porto Alegre, aconteceu no Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina, localizado em São Leopoldo.

Os participantes saíram da sede leopoldense estimulados com as palavras da diretora Bárbara Klimiuk Sinigaglia, que enfatizou a importância de resgatar a ideia de que o ser humano aprende a ser saudável. E nada melhor do que praticar esporte junto a natureza.

Consciência Ambiental

E em se tratando de natureza todo o Parque – que possui aproximadamente 174 hectares – nos remete a ideia de saúde integral, através da proteção e preservação dos ecossistemas e da diversidade biológica.

A homenagem feita através de dois monumentos identifica o local. O primeiro deles, o de Luiz Henrique Roessler, ambientalista pioneiro no RS, hoje patrono da Fepam, órgão responsável pelas licenças ambientais. O segundo, o da Imperatriz Leopoldina, conhecida por seu interesse pela natureza – a ponto de trazer cientistas para estudar a fauna e a flora, quando de sua vinda ao Brasil -, e por seu idealismo e cultura.

Trilha Ecológica

Absorvendo o ar fresco que a mata nativa proporciona e o ruídos da fauna local, os filósofos acropolitanos percorreram uma trilha ecológica, de aproximadamente dois quilômetros.

Além da estimulante caminhada tiveram oportunidade de aprender sobre a vegetação local, através de informações do professor Ivanor Sinigaglia, e refletir sobre a importância da preservação ambiental em seus diferentes níveis, com os técnicos do Parque, que serviram de guias do trajeto.

Integração entre os estudantes e destes com o ambiente, cultura, coleta de resíduos sólidos, exercício da caminhada e a oportunidade de refletir sobre saúde, como um aprendizado que requer consciência e prática, foram experiências propiciadas pela 1ª Caminhada de Integração.

Serviço:
Nova Acrópole de São Leopoldo
Rua João Neves da Fontoura, 56, Centro
Fone: 51 3566.1867

Botão Voltar ao topo