NotíciasRio Grande do Sul

Futebol é esporte de meninas sim!

Até pouco tempo, futebol era esporte predominantemente masculino. Porém, nos últimos anos, esse conceito está mudando e hoje elas dão show de habilidade nos campos e quadras. Para conferir exemplos destes talentos, basta passar na Praça da Juventude, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, nas segundas e quartas-feiras, a partir das 19h30, e acompanhar as aulas da oficina de Esporte e Lazer oferecida pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), em parceria com a Feevale, por meio do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI).

Iniciada no ano passado, a oficina retornou neste mês com vagas abertas para quem quiser aproveitar as férias escolares. E foi esta a opção da estudante Ana Carolina Tomaz de Almeida, 16 anos. “Eu sou aqui do bairro, mas jogo bola em Parobé. Durante o recesso escolar, em vez de ficar parada, prefiro estar aqui. Acredito que seja um espaço importante de educação e formação para outros jovens assim como eu”, disse.

Além disso, ela ainda ressalta que sonha em ser jogadora profissional. “Há três anos me viram jogando aqui, com essa oportunidade eu pude jogar em outros estados. Em breve já vou partir para outro desafio, mas é sempre bom estar aqui com a mente ocupada, treinando e, claro, com respeito ao lugar e a todos”, enfatizou Ana, que incentiva as amigas a conhecerem o esporte e a manterem uma vida saudável por meio dos exercícios e do trabalho em conjunto.

Outra participante da oficina, Elisabete da Silva Santos, 16, destacou que a aula de futebol proporciona aprendizado e amizades. “Eu gosto muito de esportes. Além disso, podemos aprender muito aqui e fazer amigos isso é muito bom”, falou.

A educadora social responsável pelo projeto na Praça da Juventude, Caroline Viegas, salienta que as matrículas estão sempre abertas. “As vagas ficam abertas. Sempre é bom vir até o território verificar o horário da modalidade. Para se inscrever, é necessário documento de identificação e, caso seja menor de idade, estar acompanhado pelo responsável. Temos várias oficinas disponíveis aqui na praça”, finalizou.

Botão Voltar ao topo