NotíciasRio Grande do Sul

Lojistas de Novo Hamburgo recebem consultoria gratuita dentro do PDMI

As 50 lojas do Centro de Novo Hamburgo que estão envolvidas nas obras de revitalização do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) já foram selecionadas e preparam-se agora para receber o trabalho de consultoria especializada gratuita em gestão de comércio oferecido pelo Sebrae. De fevereiro até 31 de julho os lojistas terão uma série de atividades, entre elas, workshops, encontros presenciais, palestras e elaboração de um projeto de melhoria de fachada e vitrine. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH) com o Sebrae e tem o objetivo de dar condições de crescimento aos empresários do comércio.

Conforme o gerente regional do Sebrae RS, Marco Copetti, o acompanhamento consistirá em três turmas do Programa Gestão Integrada de Indicadores. Para cada turma haverá um consultor designado para fazer os atendimentos e, a partir daí, o lojista poderá acompanhar a evolução do seu negócio, utilizar as informações para tomada de decisões e possíveis mudanças em seu comércio. A primeira turma inicia atividades nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro; a segunda nos dias 11, 12 e 13; e a terceira turma dias 12, 13 e 14.

Para o final de fevereiro estão previstas visitas de profissionais de design/arquitetura às lojas para a elaboração de um projeto de melhoria de fachada e vitrine. O consultor irá até o estabelecimento, conhecer o ambiente, o posicionamento e a necessidade do negócio para então elaborar um projeto propondo melhorias. Já de fevereiro a julho, cada loja receberá duas consultorias em gestão, conforme necessidades identificadas individualmente. As áreas que poderão ser trabalhas são o planejamento empresarial, finanças, pessoas e marketing e vendas. Durante todo o projeto também serão disponibilizadas a cada empresa participante duas vagas nas turmas do Programa Pratique, que aborda temas de finanças e marketing e vendas, de forma prática e pontual.

Lojistas estão na expectativa

“Esse momento é único para o comércio. Não poderíamos deixar passar uma assessoria gratuita do Sebrae para nos ajudar a crescer profissionalmente.” A expectativa é da lojista Maria Gorete Sost que tem sua loja na Magalhães Calvet e aposta em um grande crescimento ao final das obras de revitalização do Centro.“Faço parte da turma dois e estou ansiosa para começar. Será um grande aprendizado e estou curiosa para saber o que os consultores têm a dizer sobre minha loja. Penso em mudanças, como instalação de mais um ar-condicionado, uma fachada mais atrativa, formas de oferecer um atendimento melhor ao público”, complementa.

Na expectativa também está a lojista Sônia Ströher que possui seu estabelecimento na Rua Lima e Silva. Ela faz parte da primeira turma e espera ter um novo olhar sobre sua loja. “É muito importante que um profissional de fora nos diga o que fazer para melhorar. Muitas vezes a correria do dia a dia nos faz ignorar aquilo que é fundamental para o crescimento.” E essa perspectiva de mudanças também agrada aos consumidores. “Entrar em uma loja bonita, decorada e com bom atendimento é muito melhor. E muitas vezes nem é preciso gastar pra isso, basta ter vontade e criatividade”, diz a auxiliar de cabeleireiro Ana Amélia Pedroso, que buscava um vestido de verão nas lojas do Centro da cidade.

Botão Voltar ao topo