Negócios

Confiança no setor de Serviços mantém crescimento

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), da FGV, em janeiro, teve variação de 3,8% ao atingir os 98,2 pontos, na série com ajuste sazonal. Este é o maior nível para o índice desde março de 2014 (98,7 pontos). O resultado do ICS teve maior influência do Índice de Expectativas (IE-S), que avançou 6,1% e atingiu 107,1 pontos. O Índice de Situação Atual (ISA-S), por sua vez, teve variação de 0,9%, e alcançou os 89,3 pontos. Em relação ao mês de janeiro de 2018, o ICS cresceu 7,7%. Nesta mesma base de comparação, o ISA-S avançou 4,1%, enquanto o IE-S avançou 10,7%.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) registrou aumento na série dessazonalizada, passando de 81,9% em dezembro para 82,1% em janeiro. Comparando com janeiro do ano passado, o NUCI recuou, indo de 82,3% para 82,1%.

Os resultados da sondagem revelam uma melhora na percepção do setor de Serviços em janeiro, aproximando-se do patamar neutro (100 pontos), após a quarta elevação consecutiva na margem. Mesmo com avanço nos dois componentes do índice, o aumento foi puxado, novamente, pelo indicador relativo às expectativas, que atingiu maior valor desde abril de 2012. Como vem sendo destacado, o avanço do setor, que passa por uma lenta recuperação, dependerá da concretização da confiança em ações, que tende a se realizar conforme a percepção do empresariado em relação à efetivação das medidas do novo governo.

Botão Voltar ao topo