BrasilExtraGeral

Smartphone como plataforma prática para estudo a distância

Avanços tecnológicos permitem que alunos do Senac EAD utilizem o celular para fazer todas as atividades de seu curso

Recente levantamento da Deloitte, Global Mobile Consumer Survey 2018, mostra que o uso de smartphones está em expansão no país. A pesquisa, feita com 44 mil pessoas em todo o mundo – 2 mil delas, no Brasil –, apontou o celular como o aparelho que os entrevistados mais acessaram em 2017 (92%) – à frente do notebook (70%). O levantamento também destacou que mais de um terço dos usuários sente a necessidade de checar constantemente informações em seu telefone móvel.

Por concentrar a função de tantos outros dispositivos, o celular tornou-se essencial no dia a dia. Muitas tarefas, que antes exigiam o uso de tablet, notebook ou desktop, hoje, podem ser facilmente realizadas por meio de um smartphone. Fazer um curso a distância é uma delas, e instituições como o Senac EAD tem aperfeiçoado suas tecnologias para acompanhar cada vez mais os passos de seus estudantes.

“Seguir um curso a distância, hoje em dia, é ainda mais prático. Boa parte de nossos alunos estuda exclusivamente via mobile”, observa Soeli Wolff dos Santos Martineli, coordenadora de cursos livres do Senac EAD. Isso é possível porque o Ambiente Virtual de Aprendizagem, as videoaulas e os livros-textos digitais atendem a todos os padrões de webdesign responsivo, ou seja, se adaptam automaticamente em tamanhos diferentes de tela.

A coordenadora comenta que o projeto gráfico dos cursos livres do Senac EAD foi criado pensando, justamente, no quanto o smartphone faz parte da vida das pessoas atualmente. “Por essa razão, é imprescindível permitir que a plataforma utilizada seja ainda mais prática e flexível para o aluno”.

Soeli também observa a relevância de o estudante manter a proatividade, autonomia e disciplina ao fazer um curso livre via mobile, uma vez que o uso da ferramenta costuma estar relacionado ao entretenimento. ”Da mesma forma que em outros modelos, o estudante precisa dedicar-se, realizar as atividades propostas e procurar obter a maior compreensão possível sobre os assuntos abordados”.

Flexibilidade e tecnologia – Os cursos livres do Senac EAD são ideais para quem tem pouco tempo disponível para se deslocar fisicamente e busca conciliar seu aprendizado em meio a outras tarefas do dia a dia. Para se inscrever ou conferir a lista completa de ofertas, entre no Portal Senac EAD: www.ead.senac.br/cursos-livres. O acesso aos conteúdos das aulas pode ser via Blackboard – tanto pelo aplicativo quanto pelo próprio site, por meio dos sistemas iOS, Android, Windows Phone, Windows e Linux.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento da rede Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão universitária a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 340 polos presenciais para avaliações de cursos de pós-graduação e 300 para graduação.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em www.senac.br.

Artigos relacionados