NotíciasRio Grande do Sul

Avança revitalização do Parcão em Novo Hamburgo

Trilha recebe blocos nos próximos dias

Entre as melhorias que estão sendo promovidas no Parque Henrique Luiz Roessler (Parcão), em Novo Hamburgo, uma das mais esperadas é a revitalização da trilha de 1,5 quilômetro que receberá iluminação, alargamento, acesso à bica, blocos de concreto e outras novidades.

As obras no local começaram em janeiro com a instalação de eletrodutos e caixas de elétrica para fixação dos postes e seguem nos próximos dias com a colocação dos blocos de concreto em toda a sua extensão. As mudanças fazem parte das obras de revitalização do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), executado pela Prefeitura e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A escadaria que leva os pedestres à bica está em fase de conclusão, assim como o serviço de terraplenagem no trecho. Além da trilha, está previsto o funcionamento da lancheria que estava inacabada e agora já conta com a estrutura pronta. Conforme o secretário de Meio Ambiente Udo Sarlet, o termo de referência para o processo licitatório está encaminhado aguardando parecer jurídico. A lancheria conta com espaço amplo para os visitantes, com capacidade para 40 pessoas nas mesas do salão interno e mais quatro bancos altos no balcão de atendimento. Já na parte externa serão mais oito mesas para 38 pessoas sentadas. A madeira utilizada para os pilares será do tipo eucalipto autoclavado com tratamento anticupim, antifungos e antiumidade.

Ainda fazem parte das obras um pórtico de entrada, o cercamento de todo o seu período de divisas, portões principais e secundários, iluminação do parque e a reforma da sede administrativa do Parcão. O investimento para concluir o parque é de R$ 4,38 milhões e no ano passado foi entregue à comunidade a revitalização da parte interna do parque. Fundado em fevereiro de 1990, é uma Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável. A área dispõe de 54,1 hectares de vegetação nativa.

Botão Voltar ao topo