NotíciasRio Grande do Sul

Rede Estadual de Ensino inicia ano letivo em Novo Hamburgo

Um evento para marcar a abertura do ano letivo 2019 será realizado hoje (13), em Novo Hamburgo, pela Secretaria da Educação. Com a presença do secretário da Educação, Faisal Karam, começa às 14h na Escola Estadual 25 de Julho (rua José do Patrocínio, 730).

As aulas da rede estadual se iniciam dia 20 de fevereiro, quando cerca de 900 mil estudantes começam as atividades escolares em mais de 2.500 instituições.

“Estamos priorizando o que precisa ser feito, como obras emergenciais, além de questões envolvendo transporte escolar e merenda, quadro de professores e outras demandas importantes. Queremos receber os alunos da melhor forma possível”, enfatiza Karam.

Matrículas seguem 

Estudantes que perderam os prazos para realizar matrícula têm mais uma oportunidade: até 29 de março, o gerenciamento das vagas será feito diretamente nas escolas da rede pública estadual. A assessora técnica do Departamento de Planejamento (Deplan) da Secretaria, Neri Barcelos, destaca que nenhum estudante ficará sem vaga.

Ensino integral amplia

O Programa Escola em Tempo Integral está ampliando a atuação no estado e passa a oferecer, além do primeiro ano do Ensino Médio, o segundo ano. Em 2019, contará com 97 escolas de Ensino Fundamental e 22 de Ensino Médio – aumento de 12 escolas em relação ao período anterior. Em 2020, o programa passará a atender todo o Ensino Médio.

Software gerencia transporte

O Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate) tem o objetivo de transferir recursos aos municípios que realizam o transporte de alunos da educação básica da rede estadual residentes no meio rural. Atualmente, apresenta 94% dos alunos da rede pública estadual geolocalizados por um software de gestão, o que permite calcular a melhor rota, e também incluir os estudantes da rede municipal no sistema. Em 2019, a prestação de contas já passa a ser realizada pelo software, permitindo uma avaliação mais ágil sobre os serviços executados, além de eliminar o uso de papel.

Melhorias nas escolas

Atualmente, existem mais de 400 obras em andamento nas escolas da rede estadual e cerca de 230 estão em fase de licitação ou elaboração de contrato com o objetivo de promover melhorias estruturais nas instituições de ensino.

Botão Voltar ao topo