NotíciasRio Grande do SulSanta Catarina

Agroindústrias caxienses já podem vender seus produtos para todo território nacional

Adesão de Caxias do Sul ao SISBI-POA foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (15/02)

As agroindústrias caxienses já podem vender seus produtos para todo território nacional. Foi publicada nesta sexta-feira (15/02) no Diário Oficial da União a adesão de Caxias do Sul ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A equivalência permite as agroindústrias caxienses habilitadas no Serviço Municipal de Controle de Produtos de Origem Animal (COPAS-POA) a comercializarem seus produtos com um selo de reconhecimento para todo território nacional.

Camila Sandri Sirena, titular da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) enalteceu o avanço. “A adesão ao SISBI-POA é uma grande conquista para agroindústrias de Caxias do Sul, que a partir de agora rompem as fronteiras do município e podem vender seus produtos para todo o Brasil. Assim elas se tornam mais competitivas e ampliam seus negócios, oportunizando a sucessão familiar”, ressaltou Camila.

Renato Rotta Junior, empresário de 51 anos, há duas décadas abriu uma agroindústria de entreposto de fatiados, no bairro Santa Catarina, com produção de 480 toneladas ao ano. Por enquanto, a empresa dele é a única no Rio Grande do Sul certificada com inspeção federal para fatiamentos de dois tipos de frios, lácteos e carnes.

“Nós estávamos esperando há bastante tempo essa certificação que saiu hoje para podermos expandir o nosso mercado, crescer e gerar novos postos de trabalho. Essa adesão será boa para minha empresa e para o município, porque o agronegócio terá seu desenvolvimento econômico incentivado. Estamos muito felizes com isso”, contou.
Para conseguir o selo o produtor precisa estar registrado no COPAS-POA, com autocontroles de procedimentos operacionais padronizados e regulamentado na legislação da Smapa. Mais informações pelo telefone (54) 3290-3800 ou diretamente na Smapa (rua Moreira César, número 1.686, bairro Pio X), das 8h às 11h30 e 13h às 17h.

COPAS-POA

O COPAS-POA é o serviço oficial de inspeção de Caxias do Sul exercido por um corpo técnico especializado composto por três médicos veterinários. O objetivo principal é proteger a saúde da população, inspecionando produtos de origem animal produzidos nas agroindústrias registradas, além de promover ações de combate à clandestinidade e de educação sanitária.

Botão Voltar ao topo